
Alunos de três escolas rurais de Campo do Tenente passaram a contar com a internet como ferramenta de educação. As instituições beneficiadas foram as Escolas Rurais Municipais do Lageado, Oracelis Cordova Ribeiro na localidade de Ribeirão Vermelho e a escola Elfrido Fabrasil no Buriti.
As escolas receberam da Coordenação Geral de Tecnologias por intermédio de programa do Ministério da Educação-MEC e foi realizada a instalação pela equipe da TIM e as escolas receberam uma antena e modem de internet gratuita. As Escolas foram selecionadas próprio MEC com base em dados do Censo Escolar.
A conexão às três escolas rurais, fornecida pela operadora TIM, é parte dos compromissos impostos pelo governo às empresas de telefonia durante o leilão da faixa de 2,5 GHz para o 4G, em 2012. Na época, a Anatel incluiu a obrigação de que as empresas vencedoras atendessem a zona rural com serviços de voz e dados.
A TIM ficou responsável pela cobertura no Paraná, Santa Catarina, EspÃrito Santo e Rio de Janeiro. A meta da empresa é levar o acesso gratuito à internet a 4.671 escolas rurais nestes Estados.
A ferramenta complementar ao aprendizado faz parte das obrigações definidas pela Anatel que até 2015 todas as escolas rurais nos estados do Paraná, Santa Catarina, EspÃrito Santo e Rio de Janeiro, recebam esta cobertura. Ao todo elas somam mais de 4.500 instituições rurais, sendo aproximadamente 1.400 só no Estado do Paraná.
Com esta iniciativa que visa melhorias da educação, os alunos poderão realizar pesquisas, estudos, e explorando as redes sociais e aprendendo a fazer uso correto para ampliar seu conhecimento diz a Secretaria Municipal de Educação Marilene Aparecida Hornick.
