Realizado dia de Campo sobre o cultivo do feijão em Campo do Tenente

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 23/01/2014 - 22h24

A Agência Paranaense de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – Emater (Unidade Local de Campo do Tenente), em parceria com a Embrapa, Iapar, Syngenta e a Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário e Desenvolvimento, promoveram um Dia de Campo, no dia 21 de Janeiro, na propriedade do Sr. Claudio Novak, na localidade de Cascavel. O objetivo do evento era a capacitação e apresentação de novas técnicas para plantio e manejo da cultura do Feijão no município e região.

O evento iniciado às 14 horas teve a participação de mais de 80 produtores rurais do município, que receberam palestras de capacitação dividas em baterias técnicas em 14 cultivares de feijão da Embrapa e Iapar. Os trabalhos foram coordenados pelos pesquisadores José Luis Cabrera Diaz, Carlos Frederico de Oliveira, Juarez Rupel Filho e Orlando de Assis, que apresentaram os cultivares, variedades do feijão, aplicação de defensivos e o manejo correto do solo.

Segundo o Secretário de Fomento, Guilherme Roque Casagrande, o evento foi de grande proveito para os produtores já que o nível técnico dos pesquisadores e palestrantes é alto, e vai trazer muitas melhorias para o cultivo no município, interferindo na qualidade e quantidade da produção.

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão com produção média anual de 3,5 milhões de toneladas. Típico produto da alimentação brasileira é cultivado por pequenos e grandes produtores em todas as regiões. Os maiores são Paraná, que colheu 298 mil toneladas na safra 2009/2010, e Minas Gerais, com a produção de 214 mil toneladas no mesmo período.

A safra de feijão tem taxa anual de aumento projetada de 1,77%, de acordo com estudo da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura. Os dados também mostram crescimento no consumo, cerca de 1,22% ao ano, no período 2009/2010 a 2019/2020, passando de 3,7 milhões de toneladas para 4,31 milhões de toneladas. As projeções indicam também a possibilidade de importação de feijão nos próximos anos. Porém, a taxa equivaleria a 161,3 mil toneladas em 2019/2020, quantidade pouco expressiva.

Para o encerramento do dia de campo, todos os agricultores e colaboradores do evento,  foram convidados para um jantar oferecido pela Emater, no salão paroquial da igreja Cristo Rei, onde estiveram presentes o prefeito Jorge Quege, Secretário de Fomento, Guilherme Casagrande, Dycesar de Lima Técnico da Emater e técnicos que fizeram uma avaliação geral dos resultados do Dia de Campo.

Ainda este ano serão realizados mais 2 eventos de capacitação na área agrícola, relacionados ao cultivo do milho.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.