Campo do Tenente, por meio de integrantes das Secretarias Municipais, Conselho Tutelar, Policia Militar e outras Instituições estão estruturando uma Rede de Apoio Municipal aos usuários de substâncias psicoativas e vem se reunindo periodicamente para discutir alternativas e ações a serem desenvolvidas para informações e encaminhamentos.
O uso de substâncias psicoativas tem ocorrido em todas as culturas conhecidas. Em sociedades modernas, especialmente as ocidentais, o uso descontrolado destas substâncias tornou-se um dos principais problemas de saĂşde pĂşblica. Praticamente todos já tiveram algum tipo de contato com cafeĂna ou nicotina (cigarros) e a grande maioria já experimentou álcool e boa parte dos jovens já experimentou canabinĂłis (maconha) e atualmente o crack que Ă© um dos maiores vilões entre pessoas e entre diversas faixas etárias. As medicações obtidas sob prescrição mĂ©dica, incluindo tranquilizantes e inibidores do apetite, tambĂ©m tem sido abusadas em grande escala.  É considerada substância psicoativa (drogas) qualquer substância que, utilizada por qualquer via de administração, altera o humor, o nĂvel de percepção ou o funcionamento cerebral, podendo ser legalmente usadas, prescritas ou ilĂcitas (ilegais). No entanto, nĂŁo existe uma fronteira nĂtida entre o que seja um simples uso de drogas, um abuso ou mesmo uma dependĂŞncia severa pois tudo isto se desenvolve em indivĂduos singulares. A condição clĂnica resulta da interação da substância com a vulnerabilidade fisiolĂłgica e social de cada um.
Dentre as reuniões mensais da equipe tĂ©cnica e cobranças do ministĂ©rio pĂşblico, foi verificada a necessidade de formar um ComitĂŞ Gestor Intersetorial Municipal de SaĂşde Mental, o qual neste ultimo dia 04 de novembro o municĂpio recebeu a Coordenadora de SaĂşde Mental da 2ÂŞ Regional da SaĂşde de Curitiba-PR, para explanação sobre o bem estar da saĂşde mental dos indivĂduos, bem como a implantação de programas no municĂpio, veio para apoiar a iniciativa do municĂpio e trouxe a legislação e exemplos de superação de outros municĂpios.


