“A conclusão dessa obra, foi árdua”, (considerando que a atual administração assumiu sozinha todos os custos), mas que segundo explica o prefeito, “é uma obra de vital importância áquelas comunidades que já estão se beneficiando dela”

A inauguração do CMEI – Tia Sophia, aconteceu na manhã chuvosa da última segunda-feira, (01/08) com as presenças do prefeito Celso Wenski, do vice – prefeito, Jorginho Quege, vereadores; Alda de Ramos Quevêdo, Dionízio Mneleck e Rosemari Pereira Ribas, Deputado Estadual Toninho Wandescher (PT), funcionários públicos, populares e familiares da professora Sophia Campos Ribas (in memorian): filhos, filhas, noras, genros e a neta . A equipe do Departamento Municipal de Educação, apresentou belas e emocionantes homenagens em memória da professora Tia Sophia, como a leitura de seu histórico curricular e de vida, entre outras. Objetivando a importância de se trabalhar pedagogicamente com os alunos desde a mais tenra idade, aconteceram ainda apresentações com a professora Maria Sueli Hoinaski (com seus alunos da turma de pré escola com 4 e 5 anos da Escola Rural Municipal de Lageado), do grupo de dança eclipse, com as meninas da dança orientadas pela professora Suzana Rsecicek e a apresentação das professoras Luciane, Suellen e Eliz Luana com seus alunos da turma de maternal com 3 anos do CMEI Pequenos Brilhantes. Após o descerramento da fita inaugural, houve as bençãos do local pela Ministra Dioni Teresinha Weis, (que foi uma das alunas da Tia Sophia e benção do Pastor Rodrigo Ferreira de Souza).
EX “ELEFANTE BRANCO”, AGORA CMEI – TIA SOPHIA
A tão aguardada inauguração da creche do Lageado, teve que esperar por cerca de nove anos para se concretizar, passando por duas administrações municipais anteriores que não a concluíram. A atual administração municipal; Prefeito Celso Wenski e Vice – Prefeito porem, prometeu durante sua campanha á comunidade do Lageado que terminaria essa obra, que já era considerada “um elefante branco” do município (alusão que se faz obras abandonadas). O abandono da construção da escola foi parar na justiça onde o processo ainda corre. Porém independentemente disso, a atual administração conseguiu concluir a obra prometida, com recursos exclusivos do município. A creche hoje denominada CMEI – (Centro Municipal de Educação Infantil), recebeu a denominação de CMEI – Professora –“ Tia” Sophia, uma justíssima homenagem a uma implacável e incansável educadora que dedicou toda sua vida em prol da educação e da formação dos caráteres de seus alunos. O CMEI Tia Sophia atende alunos com idades entre 1 e 4 anos, das localidades de Lageado, Morrinho Alto, Vila Rural e conjuntos habitacionais da sede do município. O Prefeito Celso Wenski, fez durante a inauguração do CMEI – Tia Sophia, falou da importância de se investir na Educação, a eterna mola mestra do desenvolvimento global de um país. Wenski também chamou a frente, todos os funcionários públicos municipais que deram sua valiosa colaboração para a conclusão do CMEI, “que foi árdua, (considerando que a atual administração assumiu todos os custos de conclusão), mas que segundo explica o prefeito, é de vital importância áquelas comunidades que já estão se beneficiando dela”.

O corpo docente do CMEI TIA SOPHIA:
Diretora do Departamento Municipal de Educação: Doroti dos Santos
Assessoria Pedagógica: Josiane de O. R. Corrêa
Toda questão burocrática é desenvolvida na sede do Departamento Municipal de Educação.
Coordenação do CMEI: Andrea Portela
Educadoras Infantis: Adriana R. Krauss da Silveira, Tatiane V. Martinhuk, Rosi Apª. da Rosa Rodrigues
A Equipe de apoio
Cozinheira: Márcia Padilha
Auxiliares de serviços gerais: Solange Teixeira e Patrícia de C. Barbosa Linderski.
Nutricionista: Silse Angêlo.
Estrutura
O novo CMEI está entre os mais modernos da região, e conta com completa estrutura para atender a seus aluninhos, como: salas e móveis confortáveis, berçário-padrão, brinquedos didático – pedagógicos adequados, merenda escolar com nutrição balanceada e equipe de profissionais capacitados ao atendimento da demanda com qualidade e eficácia. “Nossa administração tem sido pautada em diversas conquistas á população tenenteana, e a melhor maneira que buscamos para responder as críticas de nossos opositores, é com a apresentação de obras públicas como essa”, desabafou o vice-prefeito, Jorginho Quege, em entrevista a este jornal.
