16 de Maio: Dia do Gari

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 20/05/2011 - 23h22

Em homenagem a passagem do dia do Gari, a “Gazeta de Itaiópolis†entrevistou a companhia responsável pela limpeza pública no município. Itaiópolis, segundo a Serrana Engenharia, produz por mês 125 mil quilos de lixo. São coletadas em média 4,16 toneladas de lixo por dia

Eles trabalham dia-a-dia e quase sempre passam por despercebidos aos olhos da sociedade pelos valores que realmente tem. São pessoas que trabalham incansavelmente, abaixo de chuva e sol, enfrentando obstáculos com o objetivo de manter a cidade e as vias públicas limpas. No último dia 16 de maio, foi comemorado o dia do “Gariâ€. Os garis são os profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas e também cuidar da capina da grama. Eventualmente também trabalham no desentupimento de bocas-de-lobo e na desinfecção de ruas. Têm seu dia comemorado em 16 de maio. Em Itaiópolis, o serviço de limpeza das ruas urbanas no perímetro central é de responsabilidade dos “Garis†da Prefeitura. Eles percorrem várias ruas, com vassouras e carinhos recolhendo o lixo que motoristas, pedestres e moradores jogam nas vias. Estes profissionais têm grande valor, mas não são valorizados. No caso da Prefeitura, o alojamento onde os “Garis†ocupam para a pausa do almoço é precário. Não tem refeitório e sequer banheiro. A equipe de limpeza das vias públicas urbanas do município não tem as mínimas condições de trabalho.

O nome profissional de Gari é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar um contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial, organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.

O sociólogo declara haver uma mudança total na sua maneira de pensar e a seu ver, os garis são tratados de maneira pior que animais de rua; são tratados como uma “coisaâ€. Às vezes por pressa, falta de sensibilidade ou educação, deixamos de enxergar e valorizar essas pessoas que fazem um trabalho importante e essencial para nossa sociedade.

Em homenagem a passagem do dia do Gari, a Gazeta de Itaiópolis entrevistou a companhia responsável pela limpeza pública em Itaiópolis. A empresa que coleta o lixo em Itaiópolis é a Serrana Engenharia, que tem sua sede a Rua Ottokar Doerffel, no bairro Atiradores, em Joinville. Todo o lixo coletado em Itaiópolis pela Serrana é encaminhado por caminhão ao aterro Sanitário da Seluma, no município de Mafra. Segundo a empresa responsável pela coleta do lixo, em Itaiópolis atuam diariamente três garis, sendo um motorista e dois coletores. A coleta do lixo no município é feita cinco vezes por semana, de segunda a sexta-feira. Itaiópolis, segundo a Serrana Engenharia, produz por mês 125 mil quilos de lixo. São coletadas em média 4,16 toneladas de lixo por dia. A empresa recolhe apenas resíduos domiciliares. Segundo a Serrana, o horário de coleta do lixo inicia às 7 horas e segue até as 17 horas, com intervalo para o almoço. Em média, cada gari trabalha 9 horas por dia. Nessa rotina intensa de trabalho, cada gari coletor percorre por dia em média de 20 a 25 quilômetros. Eles são verdadeiros maratonistas. Conforme a Serrana, os roteiros têm em média 130 quilômetros diários. Ainda, de acordo com a Empresa, as principais dificuldades encontradas pelos garis durante a execução do trabalho são: vários metais cortantes pontiagudos em sacos plásticos, cacos de vidro, seringas usadas, cães soltos, resíduos armazenados de formas ilegais, dificultando o trabalho e provocando muitos acidentes de trabalho.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.