250 professores participam de capacitação do “Programa Saúde na Escola”

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 11/02/2012 - 11h27

Nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro professores da rede municipal e estadual de ensino público de Itaiópolis estiveram reunidos em capacitação para inicio do ano letivo escolar. As atividades foram realizadas ao longo de três dias, no salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

A capacitação aconteceu devido a uma parceria entre a Secretaria da Saúde e da Educação. Na oportunidade, os profissionais puderam conhecer mais a respeito do “Programa Saúde na Escola (PSE)”. O programa foi implantado no município e vai atender a escolas públicas.

A missão do PSE é desenvolver uma política inter setorial entre Saúde e Educação, que vai garantir atenção integral a saúde de crianças, adolescentes e jovens. No primeiro dia de trabalho os professores assistiram a uma palestra abordando o tema “Motivação”, que foi ministrada por Fábio Fernandes, de São Paulo (SP).

Programa do Governo Federal, a proposta do PSE é orientar professores as maneiras de identificar estudantes com deficiências fonoaudiológicas, visuais, nutricionais e problemas odontológicos. Todos esses fatores, quando evoluídos nos estudantes reduzem a capacidade de aprendizado, segundo a Secretaria da Educação.

Com o estreitamento das relações entre os profissionais da saúde e da Educação, se torna mais fácil intercambiar informações entre profissionais. Os problemas identificados pelos professores e especialistas em saúde, tanto da Educação quanto da Saúde, serão repassados aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS), que trabalharão junto às famílias para resolver o problema, sejam eles de audição, visão, subnutrição ou odontológicos.

Os professores também assistiram a uma palestra com Luiz Renato Carazzai, de Curitiba, que tratou da prevenção ao uso indevido de álcool, tabaco e outras drogas licitas e ilícitas no ambiente escolar. Telma Tatiana Köene, da Epagri, abordou alimentação saudável e Ana Cecília Santos Lopes tratou das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids, além da prevenção a hepatites virais. Todas as palestras tiveram horário para o cafezinho.

Na última quinta e sexta, os professores do município voltaram às escolas onde participaram de reuniões pedagógicas e discutiram planejamento de ensino para 2012. Segundo a Secretaria da Educação, as creches já estão em pleno funcionamento e as aulas iniciam na segunda, 13 de fevereiro.

Pelo menos 250 professores participaram da capacitação. 80 deles da rede estadual. Conforme a Secretaria da Educação, a última capacitação aconteceu em 2009, com a participação de todos os professores do município. “Estão programadas várias novas capacitações para os professores durante esse ano”, disse Renata Urban, da Secretaria de Educação.

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.