
Quem recebeu panfleto da “Semana Nacional da Conciliação”, ficou surpreso com a formatação da campanha. Ocorre que, a Semana não se resume simplesmente a conciliação de processos cíveis viáveis, mas também alguns eventos paralelos voltados ao tema “Sinal Verde para a Conciliação”, que aconteceram em algumas comarcas do Estado. Um exemplo é Jaraguá do Sul, que, assim como Pomerode, distribuíram mudas de plantas a quem compareceu as audiências.
A campanha Sinal Verde para a Conciliação foi desenvolvida em parceria com o Conselho Gestor dos Juizados Especiais, Programa de Solução de Conflitos e Seção de Gestão Ambiental do TJ. O objetivo é promover a conciliação como instrumento de sustentabilidade e incentivar a coleta seletiva nas comarcas, numa forma de mobilizar o público interno e externo a praticar o descarte adequado dos resíduos.
Na Comarca de Itaiópolis, a semana da Conciliação aconteceu entre 28 de novembro a 02 de dezembro. Os trabalhos na semana foram coordenados pela analista jurídica Inez Muraro Willimann. A semana da Conciliação, segundo Inez, em Itaiópolis começou a ser organizada em outubro.
Dos mais de 1.000 processos que figuram na Justiça de Itaiópolis, 61 foram colocados em pauta para a conciliação. A intenção do trabalho conciliatório é apostar em atos simples, capazes de tornar a justiça mais humana e de fácil entendimento para as partes.
No primeiro dia da semana Nacional da Conciliação, 28 de novembro, em Itaiópolis foram designadas 08 audiências, das quais realizadas 100%. Deste total, seis acordos foram entabulados. Do outro lado do balcão trabalharam dois conciliadores. 24 pessoas foram atendidas, somente no primeiro dia.
No dia 29 foram designadas mais 13 audiências, das quais todas realizadas. Aconteceram, neste dia, sete acordos e 33 pessoas foram atendidas. Já no dia 30 de novembro, também em Itaiópolis, foram designadas e realizadas oito audiências. Houve acordo em seis processos e 15 pessoas foram atendidas. No dia 01 de dezembro, das 22 audiências designadas somente 17 foram realizadas. Aconteceram 12 acordos e 29 pessoas foram atendidas.
Para ontem, 02 de dezembro, estavam designadas mais 13 audiências na Comarca de Itaiópolis. Segundo a coordenadora Inez Muraro Willimann, os processos pautados para a semana da conciliação são de pequenas causas, ou seja, com maior probabilidade de acordo conciliatório.
Na capital do Estado, em dois dias foram realizadas 114 audiências com registro de 100% de comparecimento. Dos mais de 60 mil processos em pauta no Estado para a Semana Nacional da Conciliação, mais de 20 mil correspondem à cidade de Lages, no Planalto Serrano.
