Presidente da Comissão de Redação da Câmara de Itaiópolis fala sobre política, democracia e transparência de atos públicos

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 14/08/2010 - 18h19

O presidente da Comissão de Redação, Legislação e Justiça da Câmara de Itaiópolis, Wilson Matias Marciniak (PPS), fala a Gazeta de Itaiópolis sobre a importância das eleições do próximo dia 03 de outubro para o país. Segundo o vereador é necessário superar o momento de gestão, que tem a sua base fundamental na propaganda e no marketing. Em sua opinião, o que se precisa é enfrentar os reais problemas brasileiros como, por exemplo, a precariedade da infraestrutura física e humana diante dos desafios impostos pela globalização. “Precisamos escolher candidatos comprometidos com o desenvolvimento sustentável, com visão de futuro e com políticas socialmente justas”, explica.

Para Marciniak, a democracia tem objetivos claros, mas ainda precisa evoluir, principalmente com atos de transparência dos governos, propiciando desta maneira a participação do cidadão, com objetivo de melhorar ainda mais a qualidade representativa desta política que se diz democrática. “Um dos pré-requisitos da democracia é a existência de um poder Legislativo forte e comprometido com o bem estar dos cidadãos”, acredita Wilson.

Para o vereador, o papel dos legisladores contribui para multiplicar as ações próprias, ajudando o povo a pensar e a se organizar. Ele explica que o município é regido, tem sua organização, que se baseia em leis como a lei orgânica. “Cabe aos vereadores fiscalizar o poder executivo, que se chama controle externo. Papel que nós vereadores deveríamos de exercer observando sempre os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e no poder Legislativo existe o Regimento Interno, instrumento que disciplina as atividades da Câmara”.

Segundo Wilson, a mesa diretora da Casa tem por objetivo dirigir a Câmara. Já o plenário é o local de encontro de todos os vereadores, tudo que se tratar de projetos terá que ser submetido à apreciação do plenário. E por fim, a Câmara tem as comissões Legislativas, que estudam os projetos, opinam e emitem pareceres. “É indispensável que cada propositura (projeto) seja discutido e votado na comissão com parecer de todos os membros, indiferente que seja favorável ou contrário. Todos os membros devem se manifestar”, finaliza o vereador Marciniak.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.