Estádio 16 de Abril, construÃdo há 15 anos, continua sendo palco de grandes partidas e campeonatos de futebol. No entanto, o campo e toda a infraestrutura padecem de manutenção periódica

ConstruÃdo com recursos do municÃpio de Itaiópolis e do governo Estadual, em 1996, na gestão do ex-prefeito Alceu Gaio, o estádio 16 de abril, localizado na Rua Duque de Caxias, no Centro, está completamente abandonado. Sem contar a pintura da arquibancada, dos vestiários e botequins, além da construção de rampas na arquibancada para o acesso de portadores de necessidades especiais, e a instalação de cerca de contenção em alumÃnio (parapeito), o estádio, no Centro, padece de manutenção periódica.
Os portões de acesso ao interior do campo ficam abertos, o que facilita a entrada de desocupados e vândalos. A estrutura do estádio oferece pista de atletismo para a prática de caminhadas e é comum ver desportistas utilizando o espaço da pista. Ainda, no final da tarde, crianças acompanhadas dos pais jogam “pelada†usando a metade do campo de futebol. No entanto, o estádio 16 de Abril, que já foi e continua sendo palco de grandes eventos esportivos ligados ao futebol, não é procurado somente por atletas nos grandes campeonatos.
No vestiário, construÃdo em subnÃvel ao campo, além das portas estarem abertas dia e noite, encontra-se imundo de sujeira e lixo. Na frente do vestiário, o piso serve como local para desprezo de preservativos usados. Nas margens da arquibancada há muito lixo, provavelmente acumulado desde a final do campeonato de futebol. As laterais da pista de atletismo, além de uma parte estar comprometida pela erosão de águas das chuvas, estão tomadas pelo matagal. O que se percebe é que não há a manutenção da estrutura do estádio 16 de Abril. Basta chegar ao campo, logo no inÃcio da manhã ou no final da tarde para ver quantas pessoas utilizam o estádio para a prática de atividades fÃsicas.
O local é procurado pelas pessoas por ser um terreno plano, perfeito para a prática da caminhada. Por outro lado, não há segurança e nem fiscalização, para inibir a entrada de desocupados, que buscam o silêncio do campo para outros fins que não condizem com o esporte, principalmente à noite. Segundo informações, o estádio 16 de Abril pertence ao Clube 16 de Abril e através de um contrato de comodato celebrado entre a entidade e a Prefeitura, no que se refere à manutenção da estrutura do estádio, é de responsabilidade do poder público do municÃpio.
