A pedido: Coordenadora do Centro Associado Steffen Educacional contesta informações repassadas por aluna, com Ética e Transparência

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 19/02/2011 - 12h49

A coordenadora e tutora do Centro Associado Steffen Educacional, de Itaiópolis (SC), Solange Steffen, disse que ficou surpresa com as declarações de uma aluna de que o CA apresentou deficiências que prejudicaram a colação de grau dos alunos do Curso de Letras – Espanhol. Para Solange, a maneira como a história foi narrada pela aluna fez parecer que os Pólos e Centros Associados não têm compromisso com os acadêmicos. “Nós, na verdade, somos heróis. Nos desdobramos, vamos muito além do nosso papel e muitas vezes ficamos tão frustrados quanto os alunos por não conseguirmos resolver as pendências, cuja solução, infelizmente, depende de outros”, afirma.

Solange esclareceu que toda a documentação trazida pela aluna à sede da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, em Palmas, foi fornecida pela própria coordenação do Steffen Educacional. “A ida da aluna para Palmas foi combinada entre as alunas, como forma de garantir que as pendências que tentamos resolver por aqui, sem sucesso, fossem sanadas e elas pudessem colar grau”, reafirma. “No processo de Educação à Distância somos todos parceiros, desde a Unitins, a Eadcon, os Pólos e Centros Associados, até os alunos. Quando qualquer uma dessas partes não cumpre com os compromissos assumidos, passam a existir falhas, que precisam da ajuda de todos para serem resolvidas”, acrescenta Solange, enfatizando que como os Polos e Centros Associados é que têm contato direto com os alunos, então acabam assumindo injustamente todo   ônus pelas falhas.

A coordenadora sofre ao lembrar de todo o esforço feito por ela e sua equipe para conseguir fazer o lançamento das notas e resolver os problemas pendentes para garantir que as alunas do curso de Letras conseguissem concluir o curso. Solange chegou a ir a Curitiba para tentar resolver os problemas, além de ter gasto muito dinheiro com ligações telefônicas interurbanas e também envio de documentos, via correio, para Palmas. “Um  problema que nós enfrentamos é que quando existem pendências financeiras por parte do aluno, o sistema não aceita o lançamento das informações relativas a esse aluno e parte das alunas de Letras tinha pendência financeira”, explicou.

Solidária à angústia pela qual as alunas passavam pela necessidade de ter seus diplomas, Solange fez cópias manuais de todas as provas, notas e outros documentos pertinentes e repassou a uma aluna que se dispôs a vir pessoalmente na Unitins para resolver o problema. “Estávamos todos contentes porque tudo seria finalmente resolvido. Mas ficamos chocados quando, após a colação de grau no gabinete do reitor, em seu nome e das demais colegas que ficaram aqui, a aluna deu entrevista como se fosse ela ter feito tudo sozinha, inclusive denegrindo a imagem do CA, como  se tivéssemos negligenciado nossos alunos e isso não corresponde, em absoluto, à verdade”, afirma Solange.

Ela explicou, ainda, que um dos principais problemas enfrentados hoje pelos Pólos/CAs é a demora na emissão de documentos por parte da Unitins. “Para se ter uma idéia, eu tenho duas turmas formadas, Pedagogia e Administração, com alunos que estão fazendo pós-graduação lato sensu e não têm ainda o diploma nas mãos porque a universidade ainda não os enviou”, ilustra. Solange disse também que a Universidade e a empresa associada, Eadcon, precisam dar mais atenção aos Pólos/CAs  e ficarem mais atentas às demandas dos alunos. “Somos todos parceiros e bons parceiros procuram ouvir as dificuldades que os outros estão enfrentando para, juntos, buscar solução e não simplesmente tentarem arranjar um culpado para levar toda a responsabilidade, como vem acontecendo.”

E quanto à escolha da data para formatura, é determinada pela Unitins e não escolhida por alunos e nem pelos CAs, conforme afirmação das universitárias do Curso de Letras. Mais um detalhe que não pode deixar de ser observado: As alunas alegam terem sido  prejudicadas na escolha de aulas na rede municipal e estadual por não poderem apresentar o diploma,há que se observar que a Instituição de Ensino Superior tem o prazo de até 180 dias para expedir os diplomas.

É bom que fique registrado neste momento o contentamento das pessoas que fazem parte do CA Itaiópolis, por acreditarem que a conquista é de todos. Cada qual, a seu modo, contribuiu para que as alunas conquistassem a tão sonhada Colação de Grau. E fica nosso desejo de que todas alcancem sucesso na carreira que abraçaram e que a ética seja a tônica em suas vidas.

Gostaríamos de salientar, que estamos finalizando a parceria com a Unitins /Eadcon, no final de 2011, prazo em que as últimas turmas estarão concluindo os cursos, não antes dessa data, pois assumimos compromissos com alunos e comunidade.

Como a Steffen Educacional tem um nome a zelar, busca oferecer o que  há de melhor à sua clientela, com novas parcerias, que compartilham conosco de objetivos comuns: transparência, agilidade e respeito aos nossos alunos. Devido a essa transparência e respeito e em resposta às acusações infundadas na matéria do dia 05 de fevereiro de 2011, que a Steffen Educacional coloca à disposição dos interessados as avaliações, e-mail’s, comprovantes de remessas de documentações enviadas pelo Correio e ligações interurbanas efetuadas com o objetivo de solucionar a vida acadêmica das alunas, para que não paire dúvidas sobre o trabalho sério e comprometido que vimos desenvolvendo em Itaiópolis.

Esta matéria contou com a colaboração da Assessoria de Imprensa da Fundação Universitária de Tocantins – UNITINS.

Solage Steffen

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