
Os moradores da Rua Duque de Caxias, no centro, estão preocupados com a situação da subestação de distribuição de energia elétrica da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). A subestação está localizada na esquina das Ruas Duque de Caxias com a Costa Carvalho. O problema e também a maior reclamação dos moradores é o matagal que tomou conta do interior da subestação, onde estão instalados os transformadores e demais componentes elétricos.
A cerca de proteção da área também foi encoberta pelo matagal, que avança a cada dia e inclusive em direção as residências. A calçada de passeio em frente à subestação da Celesc foi destruída para a realização das obras de recapeamento asfáltico da Rua Duque de Caxias. No entanto, a calçada ainda não foi conserta e o novo asfalto já foi inaugurado e entregue a comunidade no ano passado. Os moradores estão incomodados com o matagal e pedem que a empresa execute a limpeza da área.
A principal preocupação é o surgimento de insetos, pequenos roedores e o aparecimento de animais peçonhentos. Segundo Mario Andrejevski, responsável pela agência da Celesc em Itaiópolis, o matagal está avançando e os moradores têm razão em reclamar. O chefe da agência justificou a falta de pessoal qualificado para fazer a limpeza no interior da subestação. Segundo Mario, para realizar qualquer tipo de trabalho no local, por ser de alta tensão elétrica, o funcionário tem de ter um curso técnico de NR 10. “Eu, por exemplo, não posso determinar a um eletricista para ir à subestação e roçar o matagal, porque não é a função dele”, disse Mário.
Segundo o chefe da agência, não é permitida a aplicação de agrotóxicos e as roçadas resolvem o problema por poucos dias. “Na próxima semana faremos a limpeza lá na subestação”, garantiu Mario. Muitas vezes, é o próprio chefe da agência de Itaiópolis que faz a roçada do matagal existente na subestação. Quanto à limpeza na parte externa da subestação, Mario acredita que o trabalho é de responsabilidade da Prefeitura do Município. Ainda, por curiosidade, entram na subestação de Itaiópolis ininterruptamente 34.500 wolts de energia e sai 23.000 wolts, distribuídos em três alimentadores que abastecem de energia elétrica o município de Itaiópolis.
