As placas de sinalização de trânsito e de indicação de nome de rua e logradouros, na Rua Rui Barbosa, nas esquinas com as Ruas Manoel Pedro da Silveira e Coronel Antônio Correa desapareceram há meses

Mesmo depois de um estudo de tráfego urbano realizado por engenheiro da área, a pedido da Prefeitura de Itaiópolis, o trânsito de veículos nas vias centrais, no que tange a sinalização continua deficiente. As faixas demarcadoras das vagas para estacionar, em frente à Prefeitura, por exemplo, sumiram. As placas que indicam a existência de lombadas, também são um capítulo a parte. Em determinados pontos, o motorista precisa pegar literalmente uma lupa para enxergar a placa.
As lombadas do centro e bairros também não atendem aos padrões exigidos pelas autoridades de trânsito. A falta de placas que indicam o nome de ruas e outros logradouros é um problema entre taxistas, turistas, carteiros, entregadores, entre outras, que precisam se localizar na cidade e reclamam da falta de sinalização. O problema não se restringe apenas a bairros mais afastados, mas atinge também o centro da cidade. Para quem transita de veículo ou motocicleta pela Rua Rui Barbosa (Centro) em ambos os sentidos, nas esquinas com as Ruas Coronel Antônio Correa e Manoel Pedro da Silveira, não existe placa ou sinal que indique o nome da rua e ainda, o que é pior, as duas últimas são vias preferências que cortam a Rua Rui Barbosa e não tem a placa indicando “Pare” ou “Preferencial”. O que existe na rua, nesses dois pontos que fazem esquina, são “taxões” na faixa de domínio do condutor.
A Rua Rui Barbosa, por anos, era uma via de trânsito preferencial, por dar acesso ao Hospital Santo Antônio. No entanto, ela estava em desacordo com todo o projeto de tráfego do município, pois dava preferência e cortava as vias arteriais da cidade, entre elas a Avenida Tancredo Neves, Rua Manoel Pedro da Silveira e Coronel Antônio Correa. Com a mudança na ordem do trânsito e a sinalização inadequada criou-se a cultura de que a Rua Rui Barbosa continuava sendo uma via preferencial. No ano passado, a falta de placa e a cultura dos condutores de encarar a rua como preferencial resultou num grave acidente na esquina da Rua Rui Barbosa com a Manoel Pedro da Silveira.
Profissionais que precisam se locomover nas ruas de Itaiópolis enfrentam dificuldades, devido a ausência de placas de sinalização. Para buscar passageiros, no caso de taxistas, ou entregar encomendas (serviços de entrega a domicílio) os profissionais precisam recorrer a colegas de trabalho, pontos de referência ou aos próprios moradores para localizar endereços. Quem sai no prejuízo, com a falta de placas de sinalização é o turista, que nem sempre sabe ou “adivinha” quando a rua é preferencial. Para quem mora no centro, o problema de falta de sinalização é contornado, pois a rotina acostumou o deslocamento dos motoristas pelas vias urbanas.
Chuva causa afundamento do calçamento
Também na Rua Rui Barbosa, no centro, na descida do Besc/BB, os últimos temporais causaram afundamento do calçamento, que é formado por paralelepípedos. O trânsito de veículos ficou em meia pista durante a semana. Essa é a terceira vez que o trecho foi danificado por intempéries. A Prefeitura está realizando a recuperação do calçamento.
