Ãgua: Se não investir vai acabar

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 25/03/2011 - 21h18

“Itaiópolis terá água por pelo menos mais cinco ou seis anos no sistema atual†disse Adelor Vieira, diretor de projetos especiais e diretor da regional Norte e Nordeste da Casan

Pela importância que ela tem no bioma e na vida sobre a terra, o Dia Mundial da Ãgua, comemorado em 22 de março, pode ter passado despercebido por muitas pessoas. A água é indispensável para a vida no planeta. Ela é essencial para as atividades, das mais básicas as mais complexas. A água é fundamental para matar a sede do homem e dos animais, para a higienização humana e de produtos, para a construção civil, para a indústria de transformação, para os centros de saúde e tantas outras atividades, que dependem basicamente da água. No entanto, um estudo inédito divulgado no dia 22 de março pela Agência Nacional de Ãguas (ANA) aponta que mais da metade dos municípios brasileiros precisam investir até 2015 para que não falte água em 2025.

Em Santa Catarina, dez cidades terão de aplicar verbas em novos mananciais, inclusive o município de Itaiópolis. Um investimento na ordem de R$ 115,46 milhões deve ser feito em dez cidades que precisam buscar novas fontes, dentre elas: Itaiópolis, Campo Erê, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Camboriú, Maravilha, Faxinal dos Guedes, Nova Trento, Atalanta e Agrolândia. O tema abordado pela ANA ganhou destaque em vários meios de comunicação, chamando a atenção para que os órgãos responsáveis pela administração da captação e distribuição da água promovam o reforço necessário para suprir a demanda crescente, que depende de água para sobreviver.

Segundo especialistas, muitas vezes não é necessário captar água em novos mananciais, mas aproveitar o ciclo hidrológico armazenando a água da chuva em barragens. Por outro lado, para cada região deve existir uma forma a ser pensada para garantir o abastecimento da população em longo prazo. Em Itaiópolis quem administra o processo de captação, tratamento e distribuição de Ãgua é a Companhia Catarinense de Ãguas e Saneamento (Casan). A água é captada do Rio São Lourenço e recebe tratamento na própria Estação de Tratamento de Ãgua (ETA).

Aqui, em Itaiópolis, já é comum a falta de água, principalmente em bairros periféricos. A Casan alega investir, na rede de distribuição, mas, o sistema de captação é único e muito pouco se fez para expandir a capacidade de abastecimento. Novas redes de distribuição de água surgem diariamente no município, mas a capacidade e a estrutura de abastecimento permanecem estagnadas nos mesmos formatos há 30 anos. Atualmente o município tem 20 mil habitantes com estimativas de crescimento. Se não houver otimização no sistema de abastecimento, pelos próximos anos o município vai ser castigado severamente com a falta de água. Segundo o diretor de projetos especiais e diretor da regional Norte e Nordeste da Casan, Adelor Vieira, o município de Itaiópolis está trabalhando em busca de novos mananciais e para aumentar a vazão do sistema atual. Itaiópolis terá água por pelo menos mais cinco ou seis anos no sistema atual, de acordo com Vieira. “Nesse tempo, a cidade vai preparar o Plano Municipal de Ãgua e Esgoto, que vai detalhar tudo o que precisa ser feito e o que é mais vantagem, como buscar água de outros locais, o que uma melhoria do sistema poderia resolver, entre outros pontosâ€, explica o diretor da Casan.

Não jogue fora água potável

– Reduza o tempo no banho.

– Retire o resto de comida das louças antes de lavá-las. Abra a torneira só na hora de enxaguar.

– Feche a torneira enquanto escovas os dentes ou fazer a barba.

– Lave o máximo possível de roupas por vez no tanque ou na máquina de lavar.

– Verifique as torneiras, registros, válvulas e caixas de descarga para saber se não há vazamentos.

– Ao lavar o carro use baldes.

– Molhe as plantas de manhã ou à noite para evitar evaporação.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.