Na última quinta feira 04, diretores de sindicatos de trabalhadores rurais da região do planalto norte de SC, reuniram-se em Canoinhas com a UFSC para tratar de educação diferenciada para o campo.
O movimento sindical rural Coordenado pela CONTAG, já vem há vários anos discutindo o sistema de ensino brasileiro que promove, indiretamente, o êxodo rural, principalmente com a nucleação de ensino. Isso vem ocorrendo desde 1995, onde as comunidades rurais perderam seu ponto de referência, além do ensino estar longe da realidade das pessoas que vivem no meio rural. Após muitos debates envolvendo o tema, o Ministério da Educação (MEC) tomou a iniciativa de formar professores para atender as escolas do meio rural.
A região do planalto norte de SC, terá curso de licenciatura plena em Educação no Campo pela UFSC, foi o que o professor Wilson Schmidt informou aos sindicalistas, nesta última quinta feira. A escolha por um projeto piloto, com uma turma de 50 alunos, no planalto norte, se deu pelas experiências de Educação do Campo que existem na região. Pelas características do território com fortes componentes da agricultura familiar, a UFSC em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IF-SC) de Canoinhas, irão iniciar as aulas no dia 12 de setembro de 2011. Além de o curso ser gratuito existe a possibilidade de uma ajuda mensal de R$ 400,00 por aluno, sendo as aulas em sistema alternado. O vestibular acontece no dia 28 de agosto e a inscrição termina no dia 10 próximo na quarta feira. Mais informações no Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou no endereço eletrônico: www.coperve.ufsc.br ou www.licenciatura.educampo.ufsc.br, ou ainda no fone 48 3721 9905.
