Sete agricultoras de Itaiópolis viajarão amanhã, 14 de agosto, juntamente com uma caravana de 50 mulheres do Planalto Norte de Santa Catarina com destino a Brasília, capital Federal. De Itaiópolis vão participar da mobilização as agricultoras Miraci Bauer, Maria Swarchewski, Liquéria Palivoda Czuika, Izabel Aparecida Mendes, Olevina Domingues, Ilda Lucinda Liebel e Doralices Wengrzesnowski. O grupo feminino vai participar da Marcha das Margaridas, que acontece a cada dois anos e reúne milhares de mulheres agricultoras de todo o Brasil. O evento é coordenado pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) com o apoio dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais.
A Marcha acontece nos próximos dias 16 e 17 de agosto. A expectativa é de que cerca de 100 mil agricultoras prestigiem o evento. O lema da marcha é “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”.
Os objetivos são: contribuir para a organização, mobilização e formação das mulheres trabalhadoras rurais; atuar para que as mulheres do campo e da floresta sejam protagonistas de um novo processo de desenvolvimento rural voltado para a sustentabilidade da vida humana e do meio ambiente; dar visibilidade e reconhecimento a contribuição econômica, política e social das mulheres no processo de desenvolvimento rural; propor e negociar políticas públicas para as mulheres do campo e da floresta; além de denunciar e protestar contra a fome, a pobreza e avançar na construção da igualdade para as mulheres.
Por que Margaridas?
A Marcha tem esse nome para homenagear a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves, símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Ela rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. À frente do Sindicato, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural.
A trajetória sindical de Margarida Maria Alves foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Ela foi brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.
Rifa ajuda nas despesas da Marcha das Margaridas
Durante a reunião do Conselho Deliberativo da Contag (28/070, foi realizado o sorteio da rifa da 4ª Marcha das Margaridas 2011, que acontece nos próximos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília.
Foram sorteados 27 televisores LCD 32 (1 por estado), mais um gol 0 km, que saiu para o estado do Piauí, sendo a ganhadora Conceição de Maria M. Barreto do município de Elisbão Veloso, com o bilhete nº 533700.
O resultado do sorteio da TV para Santa Catarina foi o bilhete de nº 098915, vendido pelo Sindicato de Joaçaba para Wanderley Meneghini.
A rifa foi promovida pela Contag, 27 federações e cerca de 4 mil sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais para arrecadar recursos de custeio das despesas dessa grande mobilização que levará a Brasília milhares de mulheres do campo e da floresta. Falta apenas cinco dias. No próximo domingo, oito ônibus partem para a capital federal com 350 agricultoras que participarão da marcha de 2011.
