Caminhão carregado de bovinos tomba em São Pedro

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 16/09/2011 - 23h17

A causa do acidente foi à falta de manutenção na estrada. O caminhão que transportava 24 cabeças caiu numa cratera, às margens de um rio

Criticar em reportagens jornalísticas a situação precária das estradas rurais de Itaiópolis talvez não seja mais novidade, não seja mais pauta ou furo de reportagem. O município tem mais de dois mil quilômetros de estradas vicinais, de saibro, revestidas com cascalho primário, mas boa parte do trecho está sucateada e carente de manutenção.

A Gazeta de Itaiópolis já noticiou dezenas de reportagens envolvendo o abandono na manutenção das estradas da zona rural do município. A Prefeitura não dá conta e o parque de máquinas do município está defasado.

A solução é terceirizar os serviços, mas em decorrência da longevidade das comunidades interioranas em relação às jazidas de cascalho existentes no município o empedramento se torna absolutamente caro, onerando os cofres públicos.

Mas, ocorre que na última segunda-feira, por volta das 17 horas mais um fato atípico, envolvendo veículo de carga aconteceu no interior do município. Esse foi o terceiro caso de prejuízo em caminhão em decorrência das más condições das estradas.

O primeiro fato aconteceu na estrada do Rio Vermelho, onde um caminhão carregado de pinus ficou atolado até o chassi na estrada geral, por falta de cascalhamento.

O segundo caso aconteceu na Rua Ladislau Buba, no centro, onde um caminhão carregado de torras de pinus da madeireira Fiamoncini também derrapou e tombou, por falta de pedras na estrada. Já na segunda, um terceiro caso aconteceu em Itaiópolis. Um caminhão carregado com 24 cabeças de bovinos tombou na estrada geral de São Pedro, que liga o centro de Itaiópolis a localidade de Iracema e também ao município de Papanduva.

O acidente aconteceu na altura da pereira Brongiel, cerca de um quilômetro antes da frutífera. O motivo do acidente foi erosão na estrada, causada pelas cheias do Rio São Pedro.

O caminhão boiadeiro seguia sentido Mafra a Papanduva e ao trafegar pela estrada do São Pedro acabou caindo numa cratera, às margens do Rio São Pedro. A estrada, no local do acidente, é sinuosa. Depois do acidente a cratera avançou pelo menos até o meio da pista da estrada rural. O

s moradores e curiosos que foram ao local do acidente demonstraram muita incredulidade na recuperação da estrada. O trecho de aproximadamente 20 quilômetros, que liga Itaiópolis a Iracema, passando pela localidade de São Pedro está completamente esburacado, e o tráfego de veículos é muito difícil. Júnior Sieradzki, 28 anos, que mora próximo ao local do acidente foi o primeiro a chegar. Segundo o morador, ao ver que não houve vítimas humanas no acidente, a primeira atitude foi utilizar uma serra motor para libertar os bovinos que ficaram presos na carroceria boiadeira.

O caminhão Mercedes Benz 1113, modelo toco, placas ABZ 9847 de Papanduva era conduzido por Luis Carlos Hirth, 47 anos. Como passageiro viajava Valdemiro Hirth, 67 anos. Os bovinos estavam sendo transportados de Mafra para uma fazenda no interior do município de Papanduva. Os dois tripulantes do caminhão escaparam ilesos, mas Valdemiro sentia dores no ombro. Segundo moradores, os problemas de falta de manutenção na estrada do São Pedro se arrastam por anos. Segundo Valdemiro Hirth, que viaja pela região negociando bovinos, as estradas de Santa Terezinha, Papanduva, Victor Meirelles e Mafra estão sempre em boas condições de tráfego. O problema são as estradas de Itaiópolis, pontuou o aposentado. No acidente, um pouco de óleo diesel do caminhão vazou para o riacho. Segundo moradores, em dias de chuva a água do Rio São Pedro invade a estrada.

O trânsito no local do acidente ficou em meia pista. Os bovinos foram encaminhados para uma propriedade particular próximo ao local do acidente, mas segundo informações uma cabeça se embrenhou na mata e desapareceu. Um vereador, do PMDB, que mora na localidade de Iracema passou pelo local, mas não parou para prestar apoio. Segundo o motorista do caminhão a causa do acidente foi à diminuição da estrada.

O motorista disse que não houve tempo de evitar o tombamento do caminhão. Os prejuízos no veículo ainda não foram calculados. O caminhão foi retirado na noite de segunda-feira, por volta das 22 horas. Havia grande movimentação de pessoas no local do acidente.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.