
Em parceria com estudantes da Escola de Educação Básica VirgÃlio Várzea, o Núcleo de Jovens Empreendedores de Itaiópolis realizou na última sexta-feira (16) o Segundo Feirão do Imposto. O evento aconteceu na Praça Brasil e nas imediações da Prefeitura Municipal e do Banco do Brasil. O Feirão iniciou à s 10h e encerrou as 15.
Estudantes da Escola VirgÃlio Várzea distribuÃram prospectos aos transeuntes, com informações da demasiada carga tributária brasileira. Cartazes também foram expostos ao público que circulava pelas principais ruas do Centro. Os estudantes pediam a redução da carga tributária e reforço nos investimentos nas áreas de saúde e educação. Adolescentes, inclusive de 6ª série, demonstraram grande conhecimento de causa e dizem que estão bem informados através da grande mÃdia no que tange aos percentuais dos impostos.
O objetivo do feirão foi conscientizar a população sobre a alta carga tributária nacional. O projeto é Catarinense e nasceu em 2003 através do Núcleo de Jovens da Associação Empresarial de Joinville. Em Santa Catarina o fomentador do projeto é o Cejesc (Conselho Estadual de Jovens Empresários de SC).
Além da exposição de trabalhos por alunos relacionados ao tema, foi realizada a venda de 400 litros de combustÃvel sem imposto limitado em cinco litros por pessoa, sendo duzentos litros distribuÃdos na parte da manhã e mais duzentos na parte da tarde. Durante o 2º Feirão do Imposto foram coletadas assinaturas do Movimento Brasil Eficiente que traz o lema: “Mais empregos, menos impostosâ€.
O objetivo do movimento é dar uma basta na carga tributária mais onerosa do planeta, que prejudica o produto brasileiro e inviabiliza investimentos.
O Movimento deseja que cada centavo do imposto tenha uma destinação eficiente, não servindo apenas para alimentar a máquina de gastar do governo. A ideia é que os impostos sejam bem gastos, na infraestrutura, na educação e na saúde.
