O acordo prevê que todos os agricultores familiares que possuem operações de crédito rural contratadas até o dia 30/06/2010, independente de estarem inadimplentes ou adimplentes, poderão acessar uma nova linha de crédito para a recomposição do saldo devedor. Esta nova linha de crédito será limitada a R$ 25 mil por agricultor, com prazo de dez anos para pagamento e juros de 2% ao ano.
Os agricultores que estiverem com suas operações em situação de inadimplência até o dia 30/09/2011 deverão efetuar o pagamento equivalente a 3% do saldo devedor vencido e assim poder acessar o novo recurso.
Para entrar em vigor é preciso oficializar as decisões através da publicação de uma resolução pelo CMN – Conselho Monetário Nacional. Esta foi mais uma conquista do movimento sindical de trabalhadores rurais coordenada pela CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) que vem a vários meses negociando esta reivindicação dos agricultores familiares.
Acir Veiga, presidente do STR de Itaiópolis disse à reportagem que participou das reuniões tratando do assunto, endividamento do PRONAF e varias solicitações de negociações foram protocoladas na agencia do Banco do Brasil e espera que em breve seja solucionada a inadimplência dos agricultores com crédito rural.
O acordo foi bom.
Esperamos em breve que seja oficializado para que os agricultores possam procurar as agências bancarias e regularizar a situação do endividamento agrícola, concluiu o sindicalista.
