
O Distrito de Itaió, localizado a cerca de 20 quilômetros da sede de Itaiópolis cogita a possibilidade de promover a desvinculação geográfica do mapa do município. Criar um novo município, compreendendo os Distritos de Itaió e Moema e as regiões adjacentes como Rio da Areia, Linha Wontroba e Volta Triste, além de outras. Essa é a aspiração das comunidades, que acreditam melhorar as condições de qualidade de vida dos moradores e agricultores com a criação de um novo município.
Na sexta-feira, 04 de novembro, aconteceu a primeira reunião com políticos, lideranças comunitárias e moradores. A audiência teve inicio às 15h30min, na mercearia de Salvador Vinci, as margens da rodovia SC 477, no Distrito de Itaió. Várias autoridades e políticos prestigiaram a audiência e manifestaram apoio ao pleito dos moradores, dentre elas, o deputado Estadual Amaury Soares (PDT), os vereadores Alcides Nieckarz (PSD), Orlando Zwarzerski (PSDB), Wilson Marciniack (PPS) e Paulo Mirek, também do PSD. O presidente da Câmara de Itaiópolis, vereador Guido Tureck (PMDB), que tem como reduto eleitoral a comunidade do Distrito de Itaió não prestigiou a Audiência com os moradores.
A comunidade do Distrito de Itaió e arredores já têm os requisitos mínimos para emancipação. Os moradores acreditam que a criação do município e conseqüentemente ter uma receita própria vai implicar na melhoria da malha viária rural, em saúde de qualidade e mais educação. Salvador Vinci, comerciante, está à frente da comunidade e disse a Gazeta de Itaiópolis que coletou 200 assinaturas populares para inicio dos tramites legais para a criação do novo município. Segundo o líder, eram necessárias apenas 100 assinaturas.
Dentre a documentação necessária, a comunidade já tem em mãos moção de apoio do poder Legislativo de Itaiópolis, que foi assinada pelos nove vereadores favoráveis ao desmembramento. O Prefeito de Itaiópolis também expediu oficio acusando o recebimento da documentação da comunidade que trata do desmembramento e também se mostrou a favor da reivindicação da população.
As questões de criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios estão impressas na Lei nº 135, de 11 de janeiro de 1995. O Deputado Soares, que estava acompanhado de assessores e também pelo Cabo PM aposentado Silvio Torquato teceu comentários sobre as diferenças do ITR e IPTU. Segundo o deputado, atualmente as comunidades pagam o primeiro imposto, mas a partir da criação de um novo município passarão a pagar o IPTU, que é um imposto mais caro.
Soares disse também que o FPM que virá depois de criado o novo município, é proporcional ao de Itaiópolis, independente do tamanho territorial, número de habitantes ou PIB. Segundo o Deputado Soares, para o município novo virá dinheiro da União e não terá dívidas, principalmente com pessoal inativo (previdência), sendo que é o momento de pensar um projeto de urbanização para os próximos 50 anos.
O deputado disse aos moradores que conversou com os deputados da região Silvio Dreveck (PP) de São Bento do Sul e Antonio Aguiar (PMDB) de Canoinhas, que manifestaram antecipadamente apoio a criação do novo município. Segundo Soares, Aguiar disse que a criação de um novo município representa mais recursos para a região. O deputado disse que o primeiro passo é entregar uma cópia da documentação aos demais parlamentares. Conforme Soares é preciso apoio a reivindicação de todas as siglas partidárias, para que seja aprovada Lei Estadual de Desmembramento. O processo também será analisado pela Justiça Eleitoral, sob a ótica jurídica.
Para as eleições municipais de 2012, os munícipes do Distrito de Itaió, Moema e outras comunidades vão escolher e votar nos candidatos do município de Itaiópolis, pois, o pleito de criação de novo município deve durar no mínimo cinco anos. Segundo o vereador Alcides Nieckarz (PSD) Itaiópolis é o sétimo município em extensão dos 295 do estado Catarinense.
O vereador comentou as dificuldades para Itaiópolis manter as necessidades básicas dos moradores do Distrito e Moema. Segundo o vereador a região já ultrapassa 3.200 eleitores e preenche perfeitamente os pré-requisitos para a criação de um novo município.
Na condição de líder do PSD de Itaiópolis Alcides disse que vai levar o pleito da comunidade para conhecimento e apoio dos deputados Darcy de Mattos (estadual) e João Rodrigues (Federal), este último também secretário de estado da agricultura. Alcides falou que a comunidade tem a ganhar com a criação do novo município e essa atitude se resume no desenvolvimento e progresso.
Para a criação do novo município deverá acontecer um plebiscito popular, onde todos os cidadãos itaiopolenses têm direito a voto, para que aconteça o desmembramento. O vereador Edson Schultz de Mafra, também participou da audiência e disse que apóia a iniciativa. O cabo PM aposentado Torquato citou exemplo do vizinho município de Santa Terezinha, que recentemente foi emancipado e é notório o desenvolvimento e crescimento econômico e administrativo. A audiência pública encerrou por volta das 17h30min.
