
Às 15 horas do dia 16 de dezembro de 2011, reuniram-se nas dependências do Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Itaiópolis, o diretor do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Engenheiro Agrônomo Adriano Cembalista, e membros do CMDR, a convite da Defesa Civil de Itaiópolis, para realização de levantamentos com mensuração de danos nas lavouras de fumo, soja, milho e trigo, ocorridos nas datas de 26 de novembro e 13 e 14 de dezembro de 2011.
O levantamento dos dados foi elaborado por amostragem nas lavouras acima descritas. A Defesa Civil quando ocorrido o fenômeno climático de ventos e queda de granizo decretou estado de emergência no município. Foram atingidas em Itaiópolis 300 propriedades de cultivo de fumo, cerca de 10% do total; algumas com pequena ou grande intensidade, cerca de 30% de média de perdas num total de 600 hectares atingidos de tabaco. No caso da soja; 18 hectares houve perda total, e 100 hectares parciais, valor considerado pequeno, no trigo os detrimentos atingiram também a média de 100 hectares de perdas parciais; no entanto no milho o montante de perdas foi um pouco maior, 300 hectares parcialmente atingidos, lembrando que além das perdas de área foliar verificaram-se prejuízos por percolação e lixiviação de solo e insumos.
As comunidades do município mais atingidas foram Moema, Woltroba, Alto Serrinha, Volta Triste, Rio da Antinha, Secção Schneider, Secção Wagner, Contagem Worell, Rio do Bispo, Serrinha do Itajaí, Uvaraneira, Iracema, Xavier da Silva e Distrito de Itaió.
