
Uma atitude maldosa causou revolta aos moradores do assentamento do INCRA “Vila Bromélias”, em Itaiópolis, que consideraram o ato como um crime ambiental. Segundo denúncia dos moradores a “Gazeta de Itaiópolis”, a cerca de 15 dias alguém jogou uma boa quantidade de lixo as margens da estrada do acesso principal do assentamento.
Segundo um morador do assentamento, uma testemunha disse que viu um caminhão de pequeno porte de cor marrom, sendo o principal suspeito de jogar o lixo no matagal as margens da estrada. Entretanto, os moradores estão levantando as informações e garantem que já tem pistas para, se o ato voltar a se repetir, denunciar o autor as autoridades competentes.
O assentamento Vila Bromélias conta com 14 famílias organizadas, que ficaram surpresas e ao mesmo tempo descontentes com o lixo depositado no acesso a Vila. “Já temos algumas informações da autoria desse crime ambiental e vamos ficar de olho para flagrar o irresponsável”, disse um dos moradores.
No local onde foi jogado o lixo se encontra entulhos, possivelmente oriundos de uma reforma predial. No aglomerado de lixo tem pedaços de concreto, plástico, cavacos de tijolos, pregos, ferros retorcidos, sacas de papelão, e pedaços de telhas de amianto. Os materiais devem, hipoteticamente, pelas características ser descarte de uma reforma em alguma construção.
Não existem moradores onde foram lançados os materiais. Dos dois lados da Rua de acesso ao assentamento existe reflorestamento exótico – Pinus Taeda. Os moradores do assentamento informaram ainda, que essa não é a primeira vez que é jogado lixo naquele local e que esse fato causa má impressão a Vila, que não tem nada haver com os fatos criminosos.
