O vereador Paulo Mirek (PSD), durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itaiópolis, realizada na segunda-feira, 18 de junho, fez alguns comentários direcionados a empresa Casan, que explora o comércio de água no município. Segundo o vereador, alguns moradores da comunidade de Linha Cerqueira ainda não têm água tratada em casa, para o consumo.
De acordo com o vereador, as obras que são executadas pelo governo estadual também devem ser fiscalizadas e não somente as de âmbito municipal. Conforme o parlamentar, quando a Casan tinha como gerente Regional Francisco Pinotti, existia um projeto para levar água tratada desde o inicio do Distrito de Itaió, até os últimos moradores da Linha Cerqueira. O projeto totalizava 8.450 metros de rede de água. “Essa obra foi licitada e todos os tubos foram colocados naquela região, e a Concessionária também pagou uma máquina para abertura das valas, mas foi feito um trecho de penas seis quilômetros”, disse Mirek.
Segundo Paulo, quando o diretor da Casan Francisco Pinotti, saiu a obra parou. “Para onde foram os tubos até hoje ninguém sabe”, interrogou o vereador. Conforme Mirek, faltou cerca de 2,5 quilômetros de rede de água para beneficiar 14 moradores que moram no final da comunidade de Linha Cerqueira. “A região é uma lomba, por isso a dificuldade na captação de água pelos moradores”, argumenta o parlamentar.
O vereador solicitou a mesa diretora da Câmara o envio de oficio ao gerente da Agência da Casan de Itaiópolis para saber o porquê a obra parou, para onde foram levados os tubos comprados e o que foi feito com os valores de horas pagas pelo serviço da máquina que escavou as valas.
Ainda, o parlamentar fez duras críticas a Casan sobre a qualidade da água distribuída no centro da cidade também. Segundo Mirek, uma menina de apenas 12 anos de idade, que estuda no Centro Educativo, postou no Facebook fotos de água coletada em copo, sendo que em um deles o liquido se assemelha com Coca-Cola e em outro frasco com leite, devido ao excesso de cloro. “Se uma menina de 12 anos está preocupada, onde está a Casan de Itaiópolis para tomar as devidas providências”, questionou Paulo.
As donas de casa não podem mais, sequer lavar roupas. O vereador pediu a Casan que ofereça com urgência respostas para as indagações da sociedade, com a intenção de dar resposta imediata aos anseios e as reclamações da população. O vereador Mirek também falou das péssimas condições e da falta de transporte escolar na estrada de Rio da Areia Caçador. Segundo o vereador, as famílias alegam que falta apenas um mês para completar quatro anos que o vice-prefeito o prefeito e um candidato a vereador haviam prometido o conserto da estrada. Entretanto, nada foi feito até o momento pela administração atual. “No mandato do ex-prefeito Ivo Gelbcke, pelo menos duas vezes mandou a patrola passar pela estrada do Rio da Areia Caçador. Espero que o novo secretário que vai assumir a pasta de obras olhe por aquelas famílias e que envie esforços para a recuperação da estrada”, disse Mirek.
O presidente da Câmara rebateu as acusações de Mirek e disse que uma equipe de obras da Prefeitura realizou melhorias com empedramento na estrada geral do Rio da Areia Caçador.
