
A Agência da Casan de Itaiópolis, gerenciada por Joacir Meister, anunciou na última semana a conclusão de obras para resolver o problema da falta de água no município, com a instalação de uma nova estação de Tratamento de Água no rio São Lourenço. Segundo Joacir, a Casan estava trabalhando há cerca de três meses com a nova ETA. A estação que existia no Rio São Lourenço foi construída há 35 anos e na época atendia a cerca de 420 ligações. Hoje a Casan têm em Itaiópolis 3.300 ligações de água, o que justifica a nova ETA para suprir a demanda.
Na época a ETA conseguia atender a necessidade da população tranquilamente, mas a cidade cresceu e a demanda aumentou. Com o progresso a ETA não conseguia atender as necessidades da população, que passou a reclamar frequentemente do serviço de fornecimento de água. “Se temos uma panela de pressão para cozinhar dois litros é impossível cozinhar cinco litros de feijão”, explicou Meister.
Conforme o gerente, a nova estação de Tratamento de Água que já está em funcionamento produz 40 litros de água por segundo. “A necessidade de consumo em Itaiópolis varia de 20 a 22 litros por segundo”, disse Joacir.
A nova ETA produz o dobro do que a população precisa diariamente. Nos próximos 30 anos, acredita Joacir, não haverá problema de falta de água em Itaiópolis. Segundo o gerente da Agencia de Itaiópolis, há dois ou três anos o telefone não parava de tocar e a população reclamava da falta de água, da falta de pressão e de turbidez. “Hoje posso até fazer um desafio, pois tenho a certeza que a Casan está abastecendo toda a nossa população e esses problemas do passado já não existem”, disse Joacir.
A nova ETA para Itaiópolis foi conquistada com investimentos do governador do Estado Raimundo Colombo, através da atual presidente da Casan. “Essa nova ETA foi assegurada para Itaiópolis ano passado e não se trata de obra eleitoreira. A Estação veio para resolver o problema do abastecimento de água em Itaiópolis”, explicou Meister.
O gerente a agencia também garantiu que a Casan está comprando o restante do material que ainda falta para ser alocado em Itaiópolis. Joacir acredita que na próxima semana a nova tubulação deve chegar ao município.
Com todo o investimento a Casan garante que não vai mais ocorrer problema de falta de água em Itaiópolis. O que pode acontecer, e interromper o abastecimento é falta de energia elétrica na ETA ou na Rua Coronel Antonio Correa, local onde é feito o recalque de água para toda a cidade. A falta de energia elétrica é o único fator que pode contribuir para faltar águas nas residências. Ainda, segundo Meister, um rompimento de rede em ponto isolada, se acontecer, também pode deixar um bairro da cidade sem água. Entretanto, assim que o vazamento seja consertado reestabelece o abastecimento.
Segundo o gerente Meister, a Casan já está estudando a possibilidade de captar novos mananciais de água para abastecer Itaiópolis. De acordo com o gerente, o projeto elaborado no ano 2000, para importar água da localidade de Rio Negrinho está sendo estudado. O custo dessa obra é de cerca de R$ 7 milhões e a ideia é aduzir água bruta ao invés de água tratada.
A outra possibilidade é trazer água por adutora da Pedreira do Zezinho Gelbcke, localizada no quilometro 27. A distância do rio – pedreira – é de sete quilômetros até a cidade se comparado com Rio Neginho, que fica a 18 quilômetros.
Somada a vazão de água do Rio São Lourenço e a possibilidade de trazer água do quilometro 27 o município de Itaiópolis não vai precisar sofrer com falta de água nos próximos 40 anos, acredita o gerente Meister.




