
Iniciou no último dia 24 de janeiro a reforma do prédio do Fórum da Comarca de Itaiópolis. Segundo a secretaria do Fórum, serão executadas obras de troca do telhado, caixas de vento, retirada de revestimento externo, pintura externa e interna, instalação de elevador interno para acesso de deficientes a sala de audiências e ao salão do júri, troca de janelas e portas, reforma da parte elétrica e hidráulica, levantamento dos muros externos, instalação de grade metálica no muro da parte da frente do prédio, construção de cobertura para abrigo de dois veículos, entre outros serviços previstos no cronograma do projeto executivo.
Segundo a secretária do Fórum, Marli Penkal, a empreiteira responsável pela obra vai retirar totalmente o telhado atual. Será feito uma estrutura metálica e serão colocadas novas telhas. O objetivo é aumentar o ponto de elevação do telhado, fazendo com isso que a água escoe da cobertura com mais facilidade. Esses procedimentos evitarão infiltrações. Já as caixas de vento vão evitar que rajadas causem danos à estrutura do telhado, além de servirem como acabamento das arrestas do novo telhado.
Do lado de fora do prédio, a empresa está removendo o antigo revestimento em tijolos. Será feito novo reboco e depois pintura. Devido às antigas infiltrações, a empresa também vai substituir as janelas antigas por novas. O mesmo será feito com as portas de acesso, que já estão danificadas pelo desgaste do tempo e principalmente pelo excesso de umidade.
A outra novidade é a instalação de um elevador no interior do prédio. Até então as audiências eram feitas no piso térreo, principalmente quando uma das partes tinha limitações físicas. O acesso ao segundo pavimento se dá apenas por escadas. Ainda, a empresa executora vai reformar toda a parte elétrica e hidráulica do Fórum.
Com relação à construção de uma cobertura, terá a finalidade de abrigar o veículo oficial e também do juiz de direito. O Fórum também terá um novo cercamento, com a elevação dos muros ao redor. Na parte da frente, além do muro ser elevado, será instalada uma grade metálica.
Segundo o juiz da comarca, a maior preocupação são as infiltrações do telhado, que acometiam o salão do júri e a biblioteca. A obra vai custar R$ 673.010,55. A empresa vencedora da licitação e atual executora é Martella empreiteira de mão-de-obra, da cidade de São José. Depois de iniciada a obra a empresa tem até sete meses para entregar o prédio totalmente reformado, assim como descrito no cronograma. Os recursos para a reforma provêm do Fundo de Reaparelhamento da Justiça Catarinense.
As outras notícias, segundo a secretária Marli, são de que o Fórum de Itaiópolis vai receber novas lixeiras para a separação de materiais. Hoje o papel usado pelo judiciário é totalmente reciclado. Os descartes de papel, segundo Marli, são destruídos em picador de papéis. Todo o volume de papel gerado no Fórum é doado para a Apae do município. Uma das preocupações do judiciário diz respeito ao meio ambiente.
As sobras da reforma do prédio como, por exemplo, cobertura, portas, janelas, serão doadas pelo Fórum a uma instituição de caridade de Itaiópolis, que ainda será definida pela secretaria do Fórum.
