A partir da última quarta-feira de cinzas, a Igreja Católica começa a vivenciar mais uma vez o tempo da Quaresma, que inicia com celebrações nas comunidades. Com a cruz assinalada com as cinzas sobre a cabeça, o cristão católico acolhe as palavras do padre ou ministro que em nome de Deus lhe diz: “Converte-te e crede no Evangelho!” (Mc 1,15).
Em Itaiópolis, logo pela manhã da última quarta-feira (13), o padre Donizete Henrique Pereira celebrou uma missa destacando o tempo da quaresma. Durante a homilia, o pároco enfatizou a importância do período que serve para reflexão e conversão dos cristãos. A quaresma, segundo Donizete, é alicerçada em três pilares: penitência, caridade e oração. O padre também apontou fatos históricos como, por exemplo, os 40 dias de Moisés no Monte Sinai, os 40 anos de peregrinação do povo hebreu até a terra prometida, além de outros fatos. Esses resgates históricos, segundo Donizete, fazem a relação do antigo com o novo testamento bíblico.
Padre Donizete também abordou o tema da renúncia do Papa Bento XVI. O padre explicou que a renúncia aconteceu devido à debilidade física do chefe maior da Igreja Católica. Disse que em breve será escolhido um novo Papa e que esse cargo é vitalício na Igreja Católica. Ao final da celebração, os fiéis receberam sobre a cabeça cinzas abençoadas. Também na última quarta-feira, os jovens da Igreja Matriz Nossa Senhora da Medalha Milagrosa organizaram e conduziram a liturgia da santa missa às 19h.
Neste ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs o tema da Campanha da Fraternidade, Fraternidade e Juventude, e
como lema, “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).
Para o padre Donizete a frase resume o espírito que deve ser vivenciado durante toda a vida, especialmente no tempo da Quaresma. A época é a preparação dos fiéis para a festa da Páscoa, a maior festa da Igreja
Católica, a qual celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Donizete acrescenta que converter-se para Deus e para o Evangelho exige mudança de atitudes, especialmente no relacionamento consigo mesmo, com Deus, com os irmãos e toda a obra da criação. Este ano, haverá a realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, e por isso a Igreja escolheu os jovens como tema a ser refletido, para que eles sejam aliados na evangelização.
Saiba mais
Antigamente, quando a penitência era pública, a Igreja pedia que as pessoas colocassem cinzas sobre a cabeça. O gesto da imposição das cinzas remete a todos o texto bíblico que afirma: “Do pó viestes, ao pó voltarás” (Gn 3,19).



