Temporal faz estragos nas lavouras de tabaco em Santa Catarina

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 13/11/2010 - 12h18

O temporal ocorrido no final da tarde da última terça-feira (09), trouxe granizo e vento forte, destruindo plantações inteiras de tabaco em vários municípios catarinenses e principalmente no Extremo Sul do Estado.

Nas localidades de Amola Faca e Molha Coco em Timbé do Sul, muitos agricultores perderam até 80% da plantação de fumo. Segundo moradores, o granizo não durou mais do que cinco minutos, mas foi o suficiente para causar grandes prejuízos nas lavouras de tabaco.

No planalto norte já ocorreu duas tempestades com chuva de granizo, uma no dia 25 de outubro e outra nesta última terça-feira, onde foram atingidas lavouras em Itaiópolis, Mafra e Santa Terezinha. Como as lavouras de tabaco na região estão na fase inicial de crescimento os prejuízos foram pequenos, ao contrario do sul de SC, que se plantam mais cedo devido ao clima, os prejuízos foram de 80% nas lavouras atingidas pelos temporais.

As maiorias das lavouras estão seguradas pelo seguro mútuo da Afubra (Associação dos Fumilcultores do Brasil) e o valor indenizado após avaliação dos prejuízos corresponde ao valor de três gramas por folha com base no preço da classe BO1, valor este que cobre os custos de produção, mas deixa o agricultor sem a margem de lucro.

Fonte:

Informações: Revista Folha Rural
Foto: Somariva

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.