Mais valorização e respeito aos funcionários, atualização e aplicação do plano de cargos e salários da prefeitura foram temas de pronunciamento de vereadora
Com discurso amplo e fundamentado, a vereadora Marlete Arbigaus (PP) de Itaiópolis, deu sequência ao seu trabalho desenvolvido na Câmara, ao longo de 24 meses. O discurso da vereadora, na última segunda (06), abordou a valorização dos servidores públicos municipais, que deve partir da Secretaria de Administração. Para a parlamentar, o salários dos funcionários da Prefeitura está defasado, sem contar na série de irregularidades diagnosticadas. “Tem uma pick-up da Secretaria de Obras que transporta funcionários sobre a caçamba, sem o mínimo de segurança”, disse a vereadora inconformada com a situação. Ainda, de acordo com Marlete, o local onde serve de refeitório para os garis da Prefeitura sequer tem banheiro e as condições de infra-estrutura são deploráveis.
Conselheiros tutelares
No mês de julho de 2009, a parlamentar enviou a prefeitura um modelo de projeto, para que fosse elaborado e que visava beneficiar conselheiros tutelares com décimo terceiro, férias, licença para tratamento de saúde e maternidade, mas, segundo Marlete, até hoje o executivo nada fez pela categoria. “O município de Itaiópolis é o único dos demais da região do planalto norte que não paga essas vantagens mínimas aos funcionários”, disse.
A parlamentar cobrou também a atualização e aplicação da lei que instituiu o plano de cargos e salários aos funcionários públicos. “A secretaria de administração deve rever a lei 037 de 1994 com urgência”, pediu a vereadora.
Funcionários da saúde
A vereadora Marlete também explicou que há uma defasagem salarial aos profissionais que atuam na área da saúde. Disse que os vencimentos pagos a funcionários de Itaiópolis são, em muito, inferiores aos demais municípios da região. Um exemplo são os técnicos de enfermagem do município. Segundo a parlamentar, os profissionais deveriam receber, no mínimo, 40% de insalubridade, mas tem casos que recebem apenas 20%. “Esses profissionais tem contato direto com doentes e materiais contaminados”, disse. Outro assunto, abordado pela vereadora, é relacionado ao salário dos motoristas da Secretaria da Saúde. Marlete disse que o município de Papanduva paga R$ 1.641,00 a cada motorista. “A Prefeitura tem de valorizar esses profissionais que viajam dia e noite levando nossos pacientes. Vamos tomar os salários de outros municípios como espelho”, comentou.
Funcionários da educação
A parlamentar também comentou sobre a falta de incentivos e a desvalorização de professores e auxiliares de creche do município. Disse que são esses os profissionais que educam e garantem o futuro de milhares de crianças de Itaiópolis. No entanto, o salário da classe está desatualizado e em certos casos, até a refeição do profissional junto à escola foi suspensa. A parlamentar reforçou seu voto em contrário a aprovação de um projeto de gratificação a uma pequena parcela de servidores. “Sou contra a diferenciação entre os servidores”, explicou. “Temos que valorizar todos”, completa.
Transporte escolar
A vereadora também relembrou o episódio da falta de transporte escolar nos períodos de chuva, no primeiro semestre de 2009. Disse que muito pouco foi feito para garantir a presença dos alunos no calendário escolar de 2011, principalmente na recuperação da malha rodoviária. “As faltas desses alunos foram abonadas e a Prefeitura pagou R$ 500.000,00 aos transportadores sem, ao menos, terem transportado os alunos”, disse. Marlete abordou também a possibilidade do Executivo suspender o transporte de alunos para as escolas agrícolas de Mafra e Rio Negro. “É assim que valorizam os filhos de agricultores? Sendo que Itaiópolis é essencialmente agrícola?” interrogou a parlamentar assegurando que vai lutar na manutenção da linha para as escolas agrícolas.

gostaria de um modelo de projeto lei para enviar para camara municipal para os vereadores aprovar que os conselheiros tutelares passasem a receber decimo e ferias