
No final de novembro, a rotina da Fundação Hospitalar Municipal Santo Antônio foi quebrada com a chegada de 12 funcionários da Embraco. O time de voluntários, apoiado por oito funcionários do hospital, tinha pela frente uma missão diferente, implantar a cultura de 5S na farmácia da instituição. Esta prática, comum no mundo corporativo, apresenta uma forma muito eficiente de organizar as coisas, tornando o dia a dia mais fácil, seja em casa, no trabalho ou nos momentos de lazer. Mas ela requer força de vontade para implantá-la e disciplina para mantê-la porque mexe com hábitos antigos.
No hospital, o desafio foi encontrar soluções inteligentes para padronizar a identificação dos materiais e armazená-los em ambientes com pouco espaço. Ao final de quatro dias de trabalho (entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro), a nova maneira como os medicamentos e produtos foi organizada permitiu eliminar uma prateleira e ainda sobrou espaço. “O resultado foi muito bom e estamos orgulhosos de compartilhar nossas práticas com o Hospital Santo Antônioâ€, afirma o lÃder do grupo, Sérgio Miguel Miretki.
Saiba mais sobre o 5S
A prática de 5S surgiu no Japão no inÃcio dos anos 1950. Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdÃcios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e a localização de recursos disponÃveis. A palavra 5S é uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas e remete a cinco sensos: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seisou (limpeza), Seiketsu (saúde) e Shitsuke (autodisciplina).
