
A Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização nos últimos dias de 2010. As equipes estão efetuando rondas permanentes, atuando nos pontos com histórico de maior concentração de acidentes.
Está sendo dado maior ênfase na fiscalização das infrações de trânsito que costumam provocar acidentes, tais como excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos e embriaguez.
A 6ª Delegacia da PRF, sediada em Mafra, conta atualmente com vários etilômetros, distribuídos de Rio Negrinho a Santa Cecília, além de radares portáteis e fotográficos, nas BR-280 e BR-116. Além destes equipamentos, os policiais levam consigo computadores de mão, que podem efetuar consultas de veículos e condutores em qualquer local.
A fiscalização com radar fotográfico está sendo realizada diariamente, desde novembro, e ainda assim, são flagradas velocidades altíssimas, como a da foto, que mostra o registro do radar fotográfico na BR-116.
Outro fator causador de grande parcela dos acidentes são as ultrapassagens em locais críticos, como aclives e curvas sem visibilidade.
Já nos perímetros urbanos, os acidentes costumam ser causados por falta de atenção dos motoristas. A falta de atenção corresponde a quase 50% das causas de acidentes.
Em 2010, os policiais da Delegacia de Mafra já atenderam a 832 acidentes, totalizando 37 vítimas fatais e 509 feridos.
