Motivo de reuniões e audiências no Planalto Norte de Santa Catarina, a Segurança Pública tem tirado o sono do setor público e privado da região. Problemas com o PresÃdio de Mafra, falta de efetivo policial, equipamentos e frota, e o problema crônico do tráfico de drogas tem atingido as cidades da região. Por conta disso, os presidentes das associações empresariais que compõem o Planalto Norte, o vice-presidente Regional da Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), Gilmar Francisco Schneider e o presidente da Federação, Alaor Tissot, estiveram uma audiência com o secretário de Segurança Pública, César Grubba, na manhã desta terça-feira, 3/5, em Florianópolis.

O objetivo do encontro foi repassar as informações levantadas através de um estudo minucioso feito pelas entidades da real situação da segurança regional. No mês de março, a FACISC realizou uma reunião em Mafra que reuniu cerca de 100 pessoas para tratar do tema. A cúpula da Segurança no Estado estava toda confirmada, mas na última hora o secretário César Grubba não pode comparecer. Agora foi a vez dos lÃderes empresariais se reunirem com o secretário em Florianópolis.
PresÃdios
Na pauta entre outras questões esteve o debate sobre o presÃdio de Mafra, o único da região, e a criação de uma Unidade Prisional Avançada (UPA) em São Bento do Sul para atender a região. Segundo as lideranças empresariais, existe uma determinação de um juiz de Mafra que proÃbe o presÃdio de receber presos de outras cidades. Resumo: os criminosos de São Bento do Sul, Campo Alegre entre outras cidades, são detidos autuados e liberados por não terem lugar para ficarem detidos. O presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne), Mário Sérgio Zili Bacic, deu exemplos de casos de estupros e tráfico de drogas, onde os criminosos estão presos em salas da delegacia da cidade. O secretário recebeu o documento que trata do tema e prometeu encaminhar o assunto à secretária de Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, empossada ontem, 2/5.
Necessidades
A microrregião 1 formada pelos municÃpios de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho pediu urgência na construção de um presÃdio ou uma Unidade Prisional Alternativa (UPA) em São Bento do Sul.
Os municÃpios da microrregião 2, Mafra Papanduva, Itaiópolis e Monte Castelo, solicitaram ações locais, principalmente voltada a efetivo e aparelhamento.
Já a microrregião que compreende os municÃpios de Canoinhas, Três Barras, Matos Costa, Bela Vista do Toldo, Irineopolis e Porto União fez levantamentos das necessidades de cada cidade em separado.
Schneider ressaltou que mesmo não tendo associações empresariais em algumas cidades a Facisc conseguiu fazer um levantamento criterioso das deficiências em cada municÃpio. “Recebemos informações de órgãos públicos, entidades empresariais e organizações-não-governamentais e isso traduz fielmente o que está ocorrendo em cada municÃpio. Grubba agradeceu e disse que vai utilizar as informações para cruzar dados da Secretaria com os dados levantados pelas entidades empresariais. Ele repassou informações sobre número de policiais encaminhados para cidade.
O vice-presidente regional, Gilmar F. Schneider, avalia o encontro como positivo e espera que o secretário possa fazer muito pela Segurança do Planalto Norte. Grubba por sua vez pediu que os lÃderes sejam guardiães da Segurança para que juntos possam melhorar a realidade da região.
Participaram do evento:
Alaor Tissot – Presidente da FACISC
Gilmar Francisco Schneider – Vice-presidente Regional da FACISC para o Planalto Norte
Jonny Zulauf – Vice-presidente da FACISC para Assuntos JurÃdicos
Adriano Hubner – Consultor Regional da FACISC
Gilson José Pedrassani – Presidente da Associação Empresarial de Canoinhas
Marcos Eugênio Cardoso – Presidente da Associação Empresarial de Itaiópolis
Nereu Martins Carvalho – Presidente da Associação Empresarial de Mafra
Solimar Haiduk – Presidente da Associação Empresarial de Porto União
Aloisio Pires – Vice-presidente da Associação Empresarial de Porto União
Mário Sérgio Zilli Bacic – Presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho
Adelino Denck – Presidente da Associação Empresarial de São Bento do sul
Flávio Schuhmacher  – Vice-prefeito de São Bento do Sul
Silvio Dreveck – Deputado Estadual
Darci de Matos – Deputado Estadual
