
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de Santa Catarina concedeu à Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Região da Erva-Mate – Astramate, o credenciamento como instituição prestadora de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER
A associação é constituÃda por 14 Sindicatos de Trabalhadores Rurais, com abrangência em 15 municÃpios do Planalto Norte catarinense e a partir de agora está com seu nome no Cadastro Nacional de Instituições de ATER do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
“Ficamos satisfeitos com essa notÃcia. As lideranças sindicais da Astramate se destacam pelo pioneirismo, foram os primeiros a constituir uma associação de sindicatos, sendo agora a primeira entidade credenciada dentro do movimento sindical dos trabalhadores rurais para participar das chamadas de ATER. Nossa expectativa é de que as demais 17 Associações Microrregionais sigam o mesmo caminhoâ€, destaca o presidente da Fetaesc, Antoninho Rovaris.
Para o credenciamento de ATER a instituição deve obedecer aos seguintes requisitos: Estar constituÃda há mais de cinco anos; Ter um corpo técnico interdisciplinar com profissionais da área de ciências agrárias e humanas devidamente registradas e já ter realizada a prestação de serviços de ATER, comprovada e eficiente.
A Astramate é presidida pelo sindicalista Acir Veiga, que disse a reportagem da gazeta, que esta conquista marcará um grande avanço para o movimento sindical do planalto norte de SC e os beneficiados serão os agricultores e técnicos locais. Estamos pleiteando um convenio junto ao MDA no valor de R$ 1.600.000,00 para prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural, para 1.800 famÃlias, na área de segurança alimentar, conforme decisão da plenária do território da cidadania do planalto norte catarinense.
