Está na Câmara de Vereadores e deve ser votado nos próximos dias o projeto de Lei nº. 40, que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Itaiópolis (CMDR). O projeto foi lido e distribuído às comissões parlamentares técnicas de Redação, Legislação e Justiça e de Agricultura durante a última reunião, realizada dia 27 de agosto.
O CMDR terá caráter consultivo e deliberativo, constituindo-se em espaço de articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para a formulação de diretrizes para políticas e ações na área da agropecuária e meio ambiente.
Compete ao CMDR estabelecer diálogo permanente entre o Governo Municipal e as organizações sociais nele representadas, com o objetivo de assessorar a Prefeitura de Itaiópolis na formulação de políticas públicas e na definição de diretrizes e prioridades que visem o desenvolvimento a agropecuária e preservação do meio ambiente.
O mandato dos membros representantes do CMDR será de dois anos, admitidas duas reconduções consecutivas e não dá direito a remuneração.
O CMDR é composto por pessoas ligadas ao Movimento Sindical, Associações de agricultores, Cooperativas de agricultores e de produtos, Empresa de assistência técnica e extensão rural, Empresa de defesa agropecuária, Legislativo Municipal e Rede bancária.
