Casan vai iniciar construção de nova adutora nos próximos dez dias

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 02/03/2012 - 19h27

Serão investidos em Itaiópolis R$ 1.200.000,00. Resultado de uma política descentralizadora do governador João Raimundo Colombo (PSD).

Quinta-feira, 01 de março de 2012, a Agência da Casan de Itaiópolis recebeu a primeira carga de tubos, que serão utilizados para a construção de adutora para abastecer a cidade e os bairros com água tratada. Essa é a boa notícia que o município precisava. A nova diretoria da Casan, que é uma empresa de economia mista, está trabalhando para corrigir as falhas do passado e garantir água nas residências de todo o Estado.

Serão investidos em Itaiópolis R$ 1.200.000,00. Resultado de uma política descentralizadora do governador João Raimundo Colombo (PSD). A primeira carga tubos, de um total de oito, foi descarregada no R1, próximo a Casa da Cultura. Segundo o gerente a Agência da Casan de Itaiópolis, Joacir Meister, que trabalha na empresa há 25 anos, a rede adutora será construída a partir do R1 até encontrar a Estação de Tratamento de Ãgua (ETA), no rio São Lourenço.

A rede vai ter 3 quilômetros e 300 metros de extensão. Os tubos são de 200 milímetros. A diferença, segundo o gerente Meister, é que a nova adutora vai vir pelas margens da estrada do São Lourenço, ao contrário da existente, que vem pelo meio da mata. Isso vai facilitar a identificação de vazamentos e a manutenção necessária.

A outra boa noticia é a construção de uma nova ETA, no rio São Lourenço. Segundo o gerente da agência de Itaiópolis, a ETA de hoje produz 15,45 litros de água por segundo. A nova estação vai produzir 40 litros por segundo, o que representa aumento na produção de água tratada em mais de 100%.

A estação de hoje, no rio São Lourenço opera 24 horas por dia. A nova ETA vai operar apenas 12 horas e produzir o dobro de água tratada para abastecer o centro da cidade e bairros. Isso significa economia de energia elétrica, de acordo com Meister.

As obras de construção da nova adutora vão iniciar nos próximos dez dias. A previsão é de que o trabalho seja concluído junto com o término da nova ETA, que deve estar finalizada e em funcionamento nos próximos 90 dias.

A nova ETA contempla também a construção de leito de secagem, que nada mais é do que o reaproveitamento dos efluentes gerados com a limpeza dos filtros (lama). A proposta é lançar os efluentes novamente para a estação de tratamento, ou bombear rio acima, para que sejam reaproveitados pela ETA, que faz o tratamento da água.

A Casan acredita que o trabalho que está sendo desenvolvido em Itaiópolis vai garantir o abastecimento de água pelos próximos 30 anos. Conforme o gerente Joacir Meister, também existe projeto que em breve deverá ser colocado em prática que é a importação de água bruta por adutora do Rio Negrinho. Essa água será tratada na própria ETA do rio São Lourenço, entretanto o projeto deve ser executado em longo prazo.

A ETA no rio São Lourenço existe há mais de 30 anos. Os investimentos sempre foram mínimos e a estação não estava dando conta de abastecer a cidade. A falta de água era constante, principalmente nos bairros mais elevados como é o caso do Bom Jesus e da Raia. Alguns investimentos foram realizados, para minimizar o problema. Entretanto, agora a situação deve ser resolvida definitivamente.

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.