No dia 06 de novembro, por volta das 21h33min a PM seguiu até a Avenida Nereu Ramos para atendimento de uma ocorrência. Segundo informações de testemunhas por telefone a PM, dois homens a cavalgavam pelo centro e estavam batendo e amassando placas de sinalização de trânsito na via.
A PM encontrou os cavaleiros e os orientou a seguirem para as suas respectivas residências. A dupla, a cavalo, não acatou as ordens emanadas dos policiais e retornou ao centro, momento em que quase feriaram os jovens Michael John Carvalho (20), Cesar Cordeiro (21) e Roberto Edinei Barbosa, de 24 anos, que estavam em frente ao Banco do Brasil. A dupla continuou cavalgando pelo meio da via, até a altura do bar Beto Cabeção, foi quando a PM pediu para desembarcarem dos animais, mas desprezaram as ordens e tentaram investir contra a guarnição. A PM efetuou um disparo de munição não letal que atingiu o braço de Cláudio Junior Pickius, de 25 anos. O outro cavaleiro foi identificado como Adelar Rubens Modizinski, 21 anos.
O rapaz que foi atingido no braço seguiu por conta própria até o Hospital Santo Antônio e dispensou a ajuda dos Bombeiros Voluntários.
