Itaiopolense é empossado secretário geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina

Agilidade e organização marcaram a solenidade de posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETAESC, no último dia 31. O evento contou a presença de várias autoridades municipais e estadual, além de dirigentes sindicais e familiares dos que tomaram posse, totalizando cerca de 500 pessoas. Esse evento marca a próxima gestão que o novo presidente da FETAESC, José Walter Dresch deseja realizar com sua equipe: Prontidão em ouvir a base, tomando decisões conforme as orientações das lideranças das 17 associações microrregionais, que congregam os 119 Sindicados dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados.
José Walter Dresch é um líder de agricultores há mais de 30 anos e a sua gestão “será voltada especificamente para aqueles que representamos”, e complementa, “o campo se faz com gente feliz e para isso vamos ouvi-los e buscar os caminhos para atender as suas demandas de forma ágil e com confiabilidade”.
Presenças
Entre as autoridades presentes na solenidade destaca-se o secretário de estado da Agricultura e Pesca, João Rodrigues, que lembrou a importância das reivindicações da entidade e que elas lhe foram apresentadas antes mesmo de ele tomar posse, com a proposição da FETAESC de criação de uma diretoria específica para atender as demandas da agricultura familiar.
Prestigiaram o evento os deputados Reno Caramori (PMDB) representando a presidência da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (PMDB), Maurício Eskudlark (PSDB) e Ângela Albino (PCdoB), já o deputado federal Pedro Uczai (PT), e Moacir Spelsa (PMDB) mandaram representantes.
Os delegados dos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Joel Paulo Perotto e Jurandi Gugel, respectivamente, compuseram a mesa juntamente com o secretário de políticas sociais da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Rogério Nunes, o vice-presidente da FAESC Nelton de Souza, os superintendentes do Senar, Gilmar Zanluchi, do Banco do Brasil, Reinaldo Yokoyama e da Caixa, Robert Kennedy da Costa.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, Ademir Mueller, e do Rio Grande do Sul, Elton Weber, prestigiaram a posse, sendo que este último foi chamado à mesa representando as demais 26 federações filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, cujo presidente Alberto Brock, fez o ato de posse dos 24 membros da nova diretoria da FETAESC, para o mandato de 2012-2016.
Nova Diretoria
A composição da direção da FETAESC passa a ser a seguinte, sendo a diretoria executiva:
Presidente: José Walter Dresch – São Miguel do Oeste
Vice-presidente: Luiz Sartor – Morro da Fumaça
Secretário geral: Acir Veiga – Itaiópolis
Tesoureiro: Joaõzinho Althoff – Bom Retiro
Coordenadora estadual da mulher trabalhadora rural: Agnes Schipanski Weivanko – Porto União
Coordenador estadual dos jovens trabalhadores rurais: Adriano Gelsleuchter – Camboriú
Os demais membros da diretoria efetiva são:
Coordenadora estadual dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade: Alice Rovaris Da Silva
1ª secretária: Marlene Aparecida Ribeiro Fuck
1º tesoureiro: Celso Franscico Testolin
Pra marcar história
A FETAESC realizou dia 07 de dezembro de 2011, as eleições para a sua nova diretoria. Apenas uma chapa foi inscrita e o dia de votação transcorreu tranquilamente com a presença de 290 delegados. Foram 281 votos sim, 08 não, 01 em branco. A Federação tem 199 sindicatos de trabalhadores rurais filiados.
A “Gazeta de Itaiópolis” conversou com o novo secretário geral da FETAESC, Acir Veiga, que presidia o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis.
Segundo Veiga, o motivo da eleição é de felicidade, pois em 40 anos de existência do Sindicato em Itaiópolis é a primeira vez que um agricultor assume um cargo de direção executiva da maior Federação de Trabalhadores do Estado de Santa Catarina.
Junto vem uma grande responsabilidade de assessorar 199 Sindicatos filiados a essa Federação.
Será um trabalho intenso, na área de previdência social, política agrícola, moradia rural e regularização junto ao Ministério do Trabalho de todos os Sindicatos bem como a regularização de mão de obra no meio rural.
Perguntamos ao novo secretário se ele vai continuar a vida política partidária. A resposta foi de que no próximo ano estará fora da disputa eleitoral no município, pois já colocou o seu nome a disposição na eleição passada e entre os cinco candidatos a prefeito conquistou o terceiro lugar nas urnas.
“Para chegar até a eleição, tivemos que enfrentar várias eleições tanto a nível regional, quanto macro regional, no conselho político e por fim na assembléia geral, que aconteceu dia 07 de dezembro, onde a chapa foi eleita com 96,8% de aprovação”, completou o sindicalista.
A principal preocupação de Veiga, para Itaiópolis, é agilizar o programa de moradia Rural e também o crédito fundiário. “Estaremos atentos aos anseios dos Itaiopolenses em políticas públicas que venham a melhorar a vida dos agricultores, bem como mostrar caminhos para a administração pública municipal buscar recursos de convênios tanto estaduais quanto federais, que beneficiem toda a população”, finalizou.


