A Cooperativa de Produtos da Agricultura Familiar de Itaiópolis – UNIPAFI realizou no dia 27 de junho assembleia geral extraordinária para deliberar sobre a contratação de um engenheiro agrônomo para prestar assistência técnica aos sócios via projeto do SC-Rural.
O projeto de contratação tem como parceiro a CIDASC, uma vez que o profissional irá atuar na assistência técnica visando a emissão de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) para diversas frutas que são produzidas e comercializadas pelos sócios (em especial, a maçã e citrus).
A EPAGRI por sua vez, auxiliou na confecção do projeto e trabalha na capacitação e motivação contÃnua dos sócios da cooperativa. Segundo o Engenheiro Agrônomo da Epagri de Itaiópolis, Rogério Pietrzacka, que acompanha o grupo, a formalização deste contrato é um grande estÃmulo aos agricultores, tanto do ponto de vista técnico como no aspecto motivacional: “Aos poucos os agricultores estão percebendo que fazer parte de uma cooperativa é vantajoso e necessário para acessar mercados. A UNIPAFI aos poucos está conseguindo se estruturar e já obteve várias conquistas: conseguiu adquirir veÃculo próprio; praticamente dobrou o número de sócios; está acessando mercados institucionais e agora conseguiu um profissional exclusivo para trabalhar no seu quadro de sócios!â€.
Durante a assembleia, além da aprovação da contratação do profissional, os agricultores tomaram conhecimento dos projetos e estratégias da cooperativa para os próximos anos. Em seguida, o Engenheiro Agrônomo Marcos Vieira, Secretário Executivo Regional do Programa SC-Rural apresentou aos agricultores o funcionamento do Programa SC-Rural, buscando motivá-los para que a UNIPAFI encaminhe projeto estruturante para consolidar sua atuação no municÃpio e alcançar novos mercados.
Para o presidente da UNIPAFI, Reginaldo Jankovski, o momento que a cooperativa está passando é de afirmação: “Este Agrônomo vem em boa hora. A cooperativa ainda tem problemas e dificuldades sim, e isto é normal em qualquer empresa, mas acreditamos que já conseguimos várias coisas boas. Agora que temos o Agrônomo, vamos buscar recursos para nossa sede própria e mais locais de venda para nossos produtos. Estamos contentes e motivados!â€.



