Caixeiros cortam telefone de Itaiópolis, trocam tiros com polícia e três morrem

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 01/11/2012 - 19h38

Um confronto entre Policiais Civis da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e uma quadrilha de caixeiros resultou em três criminosos mortos e um preso. Os fatos aconteceram no último dia 30 de outubro, por volta das 23 horas na BR 116, entre os Km 18 e 20. Funcionários do Frigorífico Tyson enfrentaram momentos de terror, quando bandidos tentavam a qualquer custo estourar os caixas eletrônicos no interior da empresa.

Durante investigações da quadrilha que havia furtado um caixa eletrônico em Luis Alves, foi levantada a informação de que um dos integrantes faria um novo furto a um caixa eletrônico dentro do Frigorífico Tyson, em Itaiópolis. No caixa eletrônico desta empresa, de grande porte, haveria um considerável montante de dinheiro, pois os 1.500 funcionários receberiam seus salários e o retirariam ali. Ainda se sabia que a quadrilha usaria um Honda New Civic cor prata.

Diante dessa informação, quatro equipes, formadas por nove policiais da DEIC e um policial da delegacia de Piçarras, deslocaram-se pela BR aguardando a localização do veículo. O automóvel foi encontrado já próximo à empresa, com apenas o motorista ao volante. Os outros estariam provavelmente já praticando o crime.

Os policiais civis se posicionaram aguardando a volta dos suspeitos no intuito de pegá-los em flagrante. Ouviu-se explosões e tiros, mas depois, soube-se que só parte dos explosivos detonaram, não conseguindo abrir os caixas e consumar o furto. Os tiros não pegaram em ninguém, foram contra a empresa.

O confronto com os policiais civis começou logo que os caixeiros estavam chegando ao carro. Vários tiros foram disparados. A quadrilha estava com uma espingarda calibre 12, uma winchester calibre 38, um rifle calibre 22 e dois revólveres calibre 38. Durante o confronto, três criminosos foram atingidos fatalmente e um foi preso. Todas as armas foram apreendidas, além dos coletes balísticos que os criminosos vestiam. Também foram apreendidos e desativados 03kg de explosivos (aqueles que não detonaram no local). Nenhum policial ficou ferido.

O Delegado Diego Azevedo, que coordenou a ação, junto com o Delegado Anselmo Cruz, foi para a DEIC em Florianópolis na manhã da última terça-feira acompanhando o preso, Christian Reiter, 22 anos, para interrogá-lo. Os corpos e o veículo apreendido foram recolhidos pelo Instituto Geral de perícias (IGP) de Mafra para perícia. Segundo o delegado, há possibilidade de mais duas pessoas estarem envolvidas e terem fugido.

Azevedo destaca que os caixeiros chegaram a cortar toda a fiação de telefonia, no início da cidade de Itaiópolis, para evitar que a empresa pudesse pedir socorro por telefone. Toda a cidade ficou sem a possibilidade de utilizar o telefone fixo. “Ainda não sabemos como, mas também atingiu a telefonia celular”, contou o Delegado.

Há alguns meses houve troca de tiros entre policiais da Deic e criminosos durante uma tentativa de assalto frustrada a Lotérica a Milhar, no Centro da cidade. O município tem enfrentado nos últimos meses um índice elevado de tentativas de assalto a caixas eletrônicos e a casa Lotérica. O Banco do Brasil já foi alvo várias vezes e também o caixa eletrônico no interior do Supermercado Mig. Desta vez foi o frigorifico, mas os criminosos acabaram se dando mal.

Dois bandidos mortos são de Itaiópolis

Segundo a Polícia Civil de Itaiópolis, dois homens que faziam parte da quadrilha que tentou assaltar os caixas eletrônicos do Frigorifico Tyson são de Itaiópolis. José Valdir Galewski (Didio), 38 anos, e Dirceu Galewski, 30 anos, moravam na localidade de Santos Dumont. José Valdir respondeu por oito crimes em Itaiópolis entre os anos de 1994 a 1996. Dirceu, seu irmão, respondeu por dois crimes no município em 2008. Outro criminoso morto na troca de tiros com a polícia é Osni Raul Sohne, de 47 anos. Ele trabalhava como pintor e era solteiro. Residente na cidade de Blumenau respondeu por cinco crimes entre os anos de 1993 a 1998, todos praticados em Blumenau. Todos esses três criminosos foram mortos por policiais durante a troca de tiros.

Motorista da quadrilha é piloto automobilístico

O quarto bandido, Christian Reiter, 22 anos, que comemorou aniversário no último dia 30 de outubro, é natural e reside também na cidade de Blumenau. Ele trabalha como pintor automotivo e é solteiro. Christian não possui passagens pela Polícia. Ele foi o único capturado com vida, pois aguardava o restante do bando num veículo as margens da rodovia. O criminoso foi levado para Florianópolis, para ser interrogado pelo Delegado da Deic. Segundo informações, Christian disputava corridas automobilísticas e vinha se destacando como piloto.

- Publicidade -
3 comentários publicados
  1. izac

    bandido bom é bandido morto

  2. Adriana

    BANDIBO BOM É BANDIDO MORTO, É ISSO AI,
    TEM Q MATA ESSES VAGABUNDO, OK, UMA LIMPA.

  3. joana

    Parabens a Policia,,,,,,,,, um belo trabalho… “bandido bom é bandido morto”

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.