
Na última quinta-feira, 04 de agosto, o clima foi favorável, apesar do intenso frio para a equipe de técnicos da Epagri de Itaiópolis realizar uma oficina de alimentação escolar na unidade de ensino público de Rio da Areia, zona da mata do município de Itaiópolis. O trabalho envolveu diretamente cerca de 100 pessoas, entre pais e alunos.
O trabalho da Epagri faz parte do programa SC Rural do governo do Estado e em Rio da Areia se dividiu em três grandes eixos que abordaram alimentação escolar, higiene e composteira. A extensionista social da Epagri e também coordenadora das atividades Telma Koene trabalhou com alunos da escola a produção de cartazes abarcando a pirâmide alimentar, a higiene pessoal e até, a produção de jingles.
Já os extensionistas rurais da Epagri de Itaiópolis Enio Cesconeto, Nelson Richter e Rogério Pieczarka trabalharam com os pais a produção de horta escolar, principalmente tratando do tema como parte integrante da grade pedagógica do educandário.
Segundo os extensionistas, o objetivo não é simplesmente produzir a horta escolar, mas também divulgar a adoção de alimentos orgânicos. Justamente, por se tratar do tema, os extensionistas abordaram em profundidade com os pais biodecompositores e compostagem. A equipe da Epagri realizou na prática uma compostagem, que nada mais é do que a transformação de materiais vegetais e esterco em compostos ricos em nutrientes para serem utilizados na adubação das plantas.
Segundo os profissionais da Epagri de Itaiópolis, os objetivos do trabalho foram à conscientização das crianças e dos pais sobre a importância da alimentação saudável e da higiene, e também o estimulo ao consumo e a produção de alimentos saudáveis por meio da horta escolar.
A oficina na escola iniciou às 12h30min e encerrou por volta das 16h30min com teatro e lanche aos participantes.
