
Na última sexta-feira (10), agricultores das regiões de Mafra e Canoinhas participaram da 5ª Tarde de Campo de Olericultura, em Mafra. Monte Castelo esteve representado pela famÃlia Lisboa, do Rodeio Grande. O dia de campo, promovido pela Epagri – Mafra, em conjunto com a Futuragro e FamÃlia Konkel, contemplou o cultivo de hortaliças, atividade amplamente difundida na região e que vem crescendo em Monte Castelo.
Ao caminhar pelas cinco estações do dia de campo os agricultores puderam conhecer tecnologias voltadas para as culturas do tomateiro, pepino e brássicas (couve-flor, repolho e brócoli), além daquelas gerais, como irrigação e aplicação de defensivos. “Observar tantas culturas em uma pequena área mostra que é possÃvel diversificar a propriedade, mas com mão de obra constanteâ€, afirmou o agricultor Élio Lisboa.
De acordo com o engenheiro agrônomo Rodrigo Monteiro, da Epagri de Monte Castelo, o cultivo de hortaliças “representa uma boa alternativa de renda aos agricultores familiares, mas antes de investir na atividade é preciso conhecer o mercado e contar com assistência técnicaâ€.
Em 2011, uma das prioridades do escritório da Epagri de Monte Castelo será o trabalho e incentivo à olericultura. Maiores informações sobre a produção de hortaliças para venda ou consumo da famÃlia podem ser obtidas no Escritório Municipal da Epagri de Monte Castelo, pelo telefone 3654-0322 ou e-mail: emmontecastelo@epagri.sc.gov.br.
