O programa Informativo do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Itaiópolis recebe hoje a visita de Julio César Ronconi, tesoureiro da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado (Fetramesc) e também vice-presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil em Santa Catarina (CSPB). O programa é apresentado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Semião Pereira e vai ao ar a partir das 10h 45, na rádio Aliança FM, 87,9.

Julio César Ronconi, tesoureiro da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado (Fetramesc).
Em entrevista exclusiva a “Gazeta de Itaiópolis”, Julio disse que está acompanhando o trabalho desenvolvido pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Itaiópolis e parabenizou o trabalho executado pelo presidente Semião Pereira.
O tesoureiro da Fetramesc explicou que o sindicalismo durante muito tempo, as pessoas ficavam temerosas em participar, com receio de serem perseguidas pelos prefeitos.
De acordo com Ronconi, hoje isso infelizmente ainda acontece, mas a Federação tem por objetivo coibir essa prática e realiza trabalho de mídia solicitando as pessoas para que se filiem ao Sindicato e conseqüentemente sejam protegidas e agasalhadas pelas Leis.
Segundo Julio, existem casos no Estado de Santa Catarina de prefeitos que perseguem servidores públicos porque se recusam a fazer campanhas políticas ou simplesmente não fazem o que eles pedem. O objetivo da Federação e do Sindicato dos Servidores Públicos de Itaiópolis é proteger os trabalhadores.
Ronconi pediu para que os servidores públicos de Itaiópolis se associem ao Sindicato para obterem assim a proteção e que não tenham medo de perseguições.
O tesoureiro disse que a Fetramesc está realizando um levantamento em todo o Estado de Santa Catarina para verificar os principais direitos dos servidores.
Depois de concluído o trabalho, o Sindicato dos Servidores de Itaiópolis vai receber essas informações para cobrar da administração municipal direitos como insalubridade, periculosidade, licença maternidade de 120 para 180 dias, entre outros.
Além de pedir a participação dos trabalhadores no Sindicato através da filiação, Ronconi solicitou que as pessoas sejam atuantes no Sindicato.
Ele falou da importância e do respaldo de reivindicações que são pleiteadas pelo desejo e consentimento de vários servidores. Disse que o peso e a possibilidade de conquistas, quando há união de todos, são muito maiores frente à administração do município.
Julio também citou como exemplo o município de Rio Negrinho, de servidores que foram demitidos por processo administrativo, mas que nada foi provado e foram reintegrados aos cargos, recebendo seus salários desde a data de demissão com juros e correções. Ronconi encerrou a entrevista colocando a Fetramesc e a CSPB a disposição do Sindicato dos Servidores Públicos de Itaiópolis para o que for necessário.
