
Mais de 300 alunos de primeira a oitava série da escola Odir Zanelatto, no bairro Lucena, em Itaiópolis, tiveram um dia diferente na última terça-feira, 21 de setembro. Os instrutores do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd), da Polícia Militar de Itaiópolis, soldados Claiton de Jesus Carvalho, Jorge Denk e Itamar Carlos de Castro, ministraram na escola uma palestra que abordou o tema: “Prevenção e Combate ao uso de drogas”.
O trabalho apresentado pelos policiais foi um complemento as atividades desenvolvidas pela própria escola, de temas que figuraram sobre o assunto. Na ocasião, os policiais explicitaram as principais drogas que existem no município de Itaiópolis: as licitas e as ilícitas. Como exemplo, falaram sobre o cigarro, bebidas alcoólicas, maconha, craque e cocaína. O trabalho desenvolvido pelos instrutores vislumbra alertar para os cuidados que pais, professores e alunos devem tomar para evitar e combater o contato com entorpecente.
Alguns pais de alunos também prestigiaram o evento. Na avaliação dos instrutores, a palestra foi muito proveitosa. Após encerrar os assuntos programados para a palestra, o soldado Claiton fez algumas apresentações com a cachorra “Cacau”, que recebeu treinamento para o faro de entorpecentes. Para dinamizar a experiência, os próprios alunos escondiam a droga e “Cacau” a encontrava com objetividade. As demonstrações despertaram grande interesse nos alunos. Além dos conteúdos citadinos, os policiais também orientaram pais e professores sobre o aliciamento de crianças para o tráfico de drogas e a prostituição infantil.
