O roteiro Caminhos do Contestado está consolidado como destino turístico em Santa Catarina, sendo um dos três roteiros da região turística Vale do Contestado. Desde 2010 Itaiópolis e outros nove municípios da região formataram, com a assessoria técnica do Sebrae, o Roteiro Caminhos do Contestado. Com o término do Convênio entre o Sebrae e os municípios,foi constituída a Associação de Desenvolvimento do Turismo Caminhos do Contestado para dar continuidade ao roteiro. Dos dez municípios do roteiro, apenas Itaiópolis corre o risco de não continuar participando, pois de acordo com o prefeito Gervásio Hulmann o município não possui recursos para continuar no roteiro. Ao ter conhecimento da situação e considerando a importância do município continuar inserido no mapa turístico estadua,l a Câmara de Vereadores de Itaiópolis ofereceu ao executivo um adiantamento de devolução de recurso no valor do Convênio anual, ou seja, R$ 4.200,00. Mesmo assim, o prefeito ainda não sinalizou positivamente, já que o Projeto de Lei autorizando o referido repasse precisa partir do executivo.
A existência de um Núcleo Histórico tombado pelo IPHAN, de Igrejas centenárias, de um artesanato cultural reconhecido em todo o Brasil pelo programa Promoart e todos demais elementos que compõem seu patrimônio material e imaterial não estão sendo suficientes para sensibilizar o executivo sobre a importância da continuidade do município no Roteiro.
Enquanto os demais municípios seguem em busca do fortalecimento do turismo regional como atividade social, cultural e econômica Itaiópolis pode retroagir pela falta de apoio. Nos próximos dias o executivo deverá dar o posicionamento final, determinando a permanência ou exclusão do município no Roteiro Caminhos do Contestado.
Ações do Roteiro Caminhos do Contestado em Itaiópolis
Assessoria técnica a empreendimentos ligados a área de alimentos e bebidas e hospedagem (5 empresas atendidas), realização dos seguintes cursos: Artesanato – Oportunidade de Negócios para Pequenos Municípios, Atendimento ao Cliente, Qualidade no atendimento ao turista, Oficina Educando para o Turismo, Curso de Monitor de Turismo Local. Participação de itaiopolenses nos cursos: Empreendedorismo no meio rural, Treinamento para manipuladores de alimentos, Qualificação para Garçom. Captação do Curso Negócio Certo Rural (contribuiu com a formalização da empresa Itapolski). Formatação do roteiro; elaboração do Plano de Comunicação; divulgação do roteiro em site próprio, facebook, confecção de folders, participação em eventos no Estado de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo; realização de fantour e viagens técnicas.
Algumas ações previstas ainda para 2014
Ações voltadas à segmentação do mercado: elaboração de roteiro pedagógico, mensuração do segmento de eventos (levantamento de estrutura e elaboração de material para divulgação junto às empresas). Gastronomia – ação voltada à valorização da gastronomia regional, pratos típicos com produtos locais. Captação de recursos junto ao Governo do Estado para a sinalização turística do roteiro. Participação em Festas regionais, feiras e eventos de turismo. Atualização permanente do site e notícias no facebook. Envio de Releases com atualização constante do mailing da Associação. Elaboração de um material específico para divulgar o roteiro junto a Autopista. Elaboração de formulários para identificação do perfil da demanda (hotéis, Centro informações). Elaboração de um vídeo institucional do Roteiro. Captação de recursos junto ao Seitec para implantação de um programa de Iniciação Escolar para o Turismo.
