
Na última quinta-feira, 08 de dezembro, mais 534 alunos do 5º anos de escolas públicas do municÃpio disseram não as drogas. As arquibancadas do ginásio de esportes Francisco Linzmeyer ficaram lotadas de pais e professores. A atenção se voltava para o centro da quadra, onde estavam meninos e meninas a um passo de selar o “NÃO†estridente as drogas.
A solenidade de formatura do Programa de Combate e Resistência as Drogas (PROERD) iniciou à s 19h e contou com a presença de algumas autoridades, dentre elas, o comandante da PM de Itaiópolis Alnor Ribeiro, prefeito do municÃpio, secretária da educação, imprensa e os instrutores do PROERD Jorge Alberto Denk e Itamar Carlos de Castro. Alunos de dez escolas do municÃpio participaram da formatura. Essa foi a 10ª turma em Itaiópolis formada pelo programa.
O principal parceiro e colaborador do Programa é o Fórum da Comarca. Os instrutores ministraram aulas, uma vez por semana, em todas as escolas do municÃpio. O curso teve duração de seis meses e iniciou em maio. Durante a formatura na última quinta, alunos da escola Abelhinha Feliz, do Centro, fantasiados de mascote do PROERD, o leão, realizaram uma dança coreografada, que arrancou aplausos do público. Ainda, durante a formatura, os alunos declamaram poesias e apresentaram redações, sendo que as melhores foram premiadas.
Os estudantes realizaram o juramento do PROERD e cada aluno recebeu um certificado de conclusão do curso. Os estudantes também entoaram a canção do PROERD. O soldado Jorge, instrutor do programa recebeu uma lembrança de um aluno da escola Paulo Cristiano Heyse, de Moema.
O comandante da PM Alnor Ribeiro disse que os jovens contemporâneos, através da mÃdia, têm conhecimento prematuro das drogas e é por isso que é necessária a instrução e o combate as drogas através do PROERD. Em Itaiópolis o programa existe há nove anos, sendo que o soldado Jorge está há seis anos como instrutor. Segundo o Soldado Itamar, as aulas nas escolas foram lúdicas e interativas. Itamar disse que foi trabalhada também a autoestima dos estudantes e a importância da prevenção. Dicas de evitar pessoas com má Ãndole também foram repassadas.
Os estudantes, nas escolas, também realizaram teatros. A redação foi confeccionada com base em tudo o que os estudantes aprenderam durante o curso, segundo o instrutor Itamar.
