Moradores da Rua Duque de Caxias reclamam da situação das calçadas de passeio

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 15/07/2011 - 23h00

Obras no local arruinaram o “passeio” público de pedestres

Enquanto várias Prefeituras de municípios brasileiros incentivam a prática da caminhada e da utilização de bicicleta como meios de locomoção, construindo inclusive ciclovias conjugadas com as calçadas de “passeio” para pedestre, no município de Itaiópolis a situação é oposta. Esses investimentos diminuem a utilização de veículos automotores e inspiram mais confiança no próprio pedestre, que caminha com segurança pela calçada. Os municípios com maior arrecadação econômica lideram essas práticas, mas tem municípios bem menores, tanto em índices demográficos quanto de arrecadação como Itá, no Oeste do Estado, que zelam pela manutenção das áreas destinadas ao trânsito do pedestre.

Em Itaiópolis, as calçadas de passeio que escapam das críticas dos transeuntes estão localizadas nas principais avenidas e ruas do Centro. Nas vias periféricas, sequer existe calçada de passeio e as que existiam foram arruinadas em virtude da realização de obras públicas. Um bom exemplo e que chama a atenção de moradores é a Rua Duque de Caxias. No final do ano de 2010 a Rua recebeu pavimentação em asfalto (novo) num trecho de cerca de 700 metros. Naquela ocasião, a Companhia de água (Casan) desviou a rede de distribuição as margens da via, ou seja, sob as calçadas de passeio daquela Rua. O que existia foi destruído. No final deste semestre, o poder público deu continuidade ao pavimento, revestindo mais 200 metros com asfalto novo. A continuidade do trabalho só foi possível devido a uma emenda parlamentar do deputado Décio Lima (PT) na ordem de R$ 100 mil (trecho Agroleão – Estádio 16 de Abril).

A primeira fase das obras de pavimentação asfáltica concluídas ano passado ficaram com boa qualidade, mas o segundo trecho de 200 metros já apresenta fissuras no pavimento. No entanto, o principal problema para os moradores e pedestres é a falta de sarjetas e calçadas de passeio. Na Rua Duque de Caxias, além de cidadãos físicos vivem pequenos comerciantes, que constantemente reclamam do descaso com a recuperação das calçadas. As poucas calçadas de passeio que existiam foram destruídas pelo canteiro de obras, mas até o momento não foram recuperadas. Alguns trechos da calçada de passeio foram recuperados, outros continuam arruinados e alguns sequer existem. Até os moradores mais atentos com a estética e a beleza da frente das moradias acabaram desacorçoando e desistiram de tomar iniciativa própria e recuperar os passeios.

A Rua Duque de Caxias concentra a subestação de distribuição de energia elétrica (Celesc), Destacamento da Polícia Militar e duas escolas municipais. A rua não oferece sinalização como faixas de pedestre, pinturas na pista de rolamento, lombadas, principalmente próximo das escolas. Os pedestres são obrigados a disputar a pista de rolamento com veículos, pois o que se encontra nos passeios são entulhos, chão batido, areia e dejetos de concreto.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Geovana Gomes

    E na rua Prefeito Pedro Veiga, que nem o meio fio foi colocado. Apenas jogaram em outubro de 2010 os blocos de concreto na frente das casas. Inauguraram o asfaltamento das ruas e…..sem comentários… Que vergonha!!!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.