O Planalto Norte de Santa Catarina registrou, no último dia 8 de junho, a segunda morte por Gripe A. O primeiro óbito aconteceu em Canoinhas, e desta vez, um segundo caso em Mafra. A vítima foi uma mulher de 51 anos, que morreu com o diagnóstico de Gripe A. A mulher é de Itaiópolis e foi internada no Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, no dia 7. Em estágio avançado, ela morreu na madrugada do dia 8.
Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica em Mafra, Denise Dallagnol, este foi o único caso confirmado na região. Outros três estavam sendo monitorados, mas foram descartados. “Estamos alertas a casos de pessoas com sintomas de gripe comum. É importante que quem estiver com os sintomas procurem atendimento médico para evitar chegar ao estágio avançado”, orienta Denise.
Segundo dados oficiais 18 pessoas morreram em Santa Catarina desde o inicio do ano por Gripe A. Foram 262 casos confirmados. Os números mostram que há um novo crescimento no total de mortes assim como a quantidade de casos notificados no Estado. No ano passado, foram confirmadas cinco contaminações, mas não houve nenhuma morte. Neste ano, foram distribuídas 876 doses que imunizaram 92,56% da população, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
