Um Fiat Palio caiu numa cratera de mais de 1,80 metros de fundura na Rua Senador Irineu Bornhausen
A manhã da última quarta-feira, dia 04 de agosto, começou com incidente para o agricultor familiar João Adelmo Czuika, 42 anos. Por volta das 5h40, chovia em Itaiópolis e João se deslocou da sua residência na Vila Bromélia ao Centro da cidade, para comprar medicamento a um dos seus filhos. Após a compra do remédio, já voltando para casa, ao trafegar pela Rua Senador Irineu Bornhausen, nas proximidades do pontilhão da Lavação Itaiópolis, o Fiat/Palio, placas AJV-1279 de Itaiópolis, que tinha ao volante o agricultor caiu num buraco de aproximadamente 1,50 metros de diâmetro por 1,80 metros de profundidade.
Segundo Czuika, ao passar pelo local quando estava indo a cidade não observou o buraco e ao retornar pensou que se tratava de uma lâmina de água. O buraco surgiu na cabeceira do pontilhão, que corta uma das nascentes do Rio da Lança, devido à chuva. A erosão da água causou a pequena cratera. Segundo o agricultor, que também é presidente da cooperativa Unipafi e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Itaiópolis, o carro foi retirado com ajuda de alguns homens que trabalhavam na via.
A Rua Senador Irineu Bornhausen passa por obras de recapeamento asfáltico e quem executa os trabalhos é a empresa Gauss. João estima que a mão-de-obra na oficina e mais as peças que serão necessárias para recuperar o carro custarão cerca de R$ 2 mil. Segundo o agricultor o prefeito de Itaiópolis se responsabilizou pelo incidente e disse que se tratou de um fato imprevisÃvel e natural. Até o fechamento desta edição o agricultor nos informou que ainda não tinha posição concreta de quem vai arcar com os prejuÃzos no carro. O encarregado da obra da empresa Gauss disse que não se responsabiliza, pois as obras atingem corte e preenchimento com cascalho em profundidade de até 40 centÃmetros na via. Ainda, informou a Czuika, que não foi a Gauss que escavou o buraco. Não houve vÃtimas no incidente. Apenas danos materiais no Palio e um grande susto ao condutor João Czuika.
