Operação em conjunto encontra várias irregularidades em estabelecimentos comerciais de Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 02/09/2013 - 15h48

Desde o último dia 22 de agosto até o dia 27, a Vigilância Sanitária de Itaiópolis (Visa) desencadeou uma série de operações de vistorias em estabelecimentos comerciais. O objetivo da inspeção, segundo a Visa Municipal, é verificar as condições de funcionamento de lanchonetes, bares, mercados, açougues, para a emissão do alvará sanitário.

A operação iniciou no último dia 22 de agosto. Até então foram vistoriados pelos fiscais sanitários quatro grandes supermercados do centro e bairros de Itaiópolis. Segundos os fiscais, nos quatro foram encontrados alimentos e bebidas vencidas. De acordo com a Vigilância, em média foi recolhido um carrinho de compras de supermercado de produtos impróprios para o consumo humano de cada estabelecimento.

Os produtos apreendidos eram de vários gêneros como, por exemplo, bebidas, enlatados, de origem animal entre outros. Os quatro estabelecimentos foram autuados e os proprietários orientados a tomar mais cuidado com o prazo de validade das mercadorias.

Os produtos alimentícios apreendidos foram inutilizados pela Vigilância. A Visa também concedeu prazo para adequação dos estabelecimentos de acordo com as normas sanitárias. Depois de alguns dias, a Vigilância vai retornar em cada um dos estabelecimentos e se os problemas tiverem sido solucionados os proprietários receberão o alvará sanitário.

Esta operação da Vigilância serve, também, para chamar a atenção dos consumidores. É fundamental que cada um observe as datas de validade dos produtos nas gôndolas dos supermercados, antes mesmo de levar para casa. O cliente também deve de procurar saber a procedência da carne nos açougues e observar o ambiente, se está limpo e em condições de comercializar os produtos. Afinal, o cliente está pagando pela mercadoria. Portanto, tem o pleno direito de exigir a qualidade.

Cerca de uma tonelada de carnes e alimentos foram recolhidos em um único dia

Também, no último dia 27 de agosto, a Vigilância Municipal de Itaiópolis em conjunto com a Visa Estadual, Cidasc e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), realizaram operação de inspeção e fiscalização o dia todo. O trabalho se estendeu até às 18h30min. No total, três estabelecimentos foram vistoriados.

A operação tinha por objetivo verificar os produtos de origem animal em açougues, supermercados e estabelecimentos clandestinos. Segundo os fiscais da Vigilância, foi encontrado nos três estabelecimentos grande quantidade de carne suína e bovina, salsichas, embutidos, toucinho, derivados de leite e peixes. Os produtos ou estavam vencidos, ou não tinham procedência ou ainda estavam mal conservados e com muita falta de higiene.

Segundo os fiscais envolvidos na operação, cerca de uma tonelada entre alimentos e carnes foram apreendidos, em apenas um dia de trabalho. Todos os produtos recolhidos foram levados ao aterro sanitário de Mafra para serem inutilizados. Os estabelecimentos que apresentaram irregularidades foram autuados. A Visa estadual vai montar relatório da operação que deverá ser encaminhado ao Ministério Público de Itaiópolis. O MP, se entender necessário, poderá oferecer denuncia contra os proprietários, que podem vir a responder perante a justiça de Itaiópolis.

Esta foi mais uma amostra que o consumidor Itaiopolense deve de ter muito cuidado quando for adquirir alimentos ou carnes nos estabelecimentos do município. O cliente deve de analisar as condições do açougue e sempre observar a data de validade dos produtos. Outra dica é perguntar a procedência da carne, se ela foi adquirida de frigorífico credenciado. Caso o consumidor perceber que algo está errado, poderá se dirigir a Vigilância Sanitária de Itaiópolis e oferecer denuncia contra o estabelecimento. A Visa informou ainda que vai realizar novas operações relâmpagos em todos os estabelecimentos do município.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Marcia

    Nossa é uma vergonha, esses comerciantes deveriam ser punidos com multa altíssima, eles só querem ganhar dinheiro não importa como, porque não é divulgado o nome desses comércios, para o povo ficar ciente quem são, e não comprar mais nesses lugares.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.