
A Polícia Militar de Itaiópolis tem recebido denúncias de pessoas das comunidades do interior do município através de telefonemas muitos deles anônimos, a respeito de motociclistas que trafegam pelas estradas do interior em alta velocidade realizando manobras perigosas, na maioria das vezes não utilizando capacete, placas de identificação, falta de equipamentos de uso obrigatório bem como são vistos menores pilotando em via pública, sem falar nos acidentes que já ocorreram envolvendo motocicletas inclusive com óbito de condutores.
Também se tem informação da procedência duvidosa da maioria das motocicletas e automóveis que trafegam pelo interior pela documentação ou pela numeração de motor e chassi, fato este que já foi constatado por Policiais Militares do Destacamento de Itaiópolis quando da realização de Blitz de trânsito fora do perímetro urbano.
Segundo o sargento e Comandante da PM de Itaiópolis, Alnor Ribeiro, para diminuir as irregularidades praticadas por parte de motociclistas, e também dos proprietários de automóveis a polícia irá aumentar a fiscalização em todas as localidades do município com operações de Comando de trânsito e também na orientação dos condutores.
Outra denúncia é a prática de crime ambiental, a caça de animais e aves silvestres com arma de fogo, principalmente em finais de semana no período da tarde e noite fato ja de conhecimento da polícia militar.
Ações que estão sendo executadas
O trabalho de atuação da PM será realizado aos sábados no período da tarde e a noite, dia em que mais são frequentes os fatos acima relacionados. Será escalado uma guarnição com policiais nos horários mais prováveis, que usarão equipamento e armamento apropriado bem como será acompanhado sempre que necessário, o serviço de guincho para o recolhimento das motocicletas e automóveis apreendidos.
A primeira operação foi realizada no último dia 07 de julho, e foi efetuado nas seguintes localidades: Bonsucesso, Moema, Distrito e Santos Dumont. Foram efetuadas ronda nas localidades acima mencionadas, devido ao mau tempo o patrulhamento ficou prejudicado, também a guarnição teve grande apoio das pessoas das localidades por onde foi efetuado o patrulhamento, portanto todo policiamento foi sem alteração.
De acordo com o Sargento Ribeiro, as patrulhas irão continuar e que após se ter certeza das denúncias será montada uma operação que vai envolver a Polícia Militar de Itaiópolis, de Mafra e a Polícia Militar Ambiental de Canoinhas. “O patrulhamento Rural apenas começou e vamos fazer o possível para não parar; no começo será realizado nos sábados e domingos em localidades que serão definidas na hora pelo Comando do Destacamento e que posteriormente serão feitas as patrulhas em dias e horas aleatórios”, explicou o comandante.
