
A Secretaria de Obras de Itaiópolis está trabalhando intensamente para recuperar as estradas do interior do municÃpio. Essas são as palavras do secretário Claudinor Krajevski, que assumiu a pasta no dia 10 de janeiro último. Conforme o secretário, na localidade de Rio do Tigre a secretaria utilizou 50 cargas de cascalho na estrada geral. O cascalho foi espalhado na via, mas ainda não houve tempo hábil de fragmentá-lo, haja vista o baixo número de servidores atuando como auxiliar operacional.
Na estrada do Rio do Tigre o que falta é o acabamento final, disse o secretário. Outras 45 cargas de pedra foram utilizadas no trecho que compreende a entrada da Ervateira Regina e faz a ligação com a localidade de São João – próximo a residência da famÃlia Micta em Rio da Estiva. Segundo Krajevski a recuperação da estrada nesse local é fundamental, pois existem dois produtores de suÃno, que dependem da via para receber ração e escoar os animais terminados. Na localidade do km 27 – Morro do Mico- que faz a ligação com a comunidade de Poço Claro a secretaria de obras usou pelo menos 30 cargas de cascalho e construiu dois mata-burros.
As estradas de chão batido do perÃmetro urbano também estão recebendo melhorias. Foram utilizadas 60 cargas de pedra para recuperar as Ruas Antônio Becker Filho, Ule Weigle, Odir Zanelatto, Waldomiro Ruthes e um trecho da Alois Tyszka – todas no bairro Bom Jesus. A operação envolveu pelo menos 12 trabalhadores da secretaria, incluindo operador de máquina, auxiliar operacional e motorista. A preocupação da secretaria é dar condições de tráfego por onde circulam as 47 linhas do transporte escolar do municÃpio. Segundo o secretário, a região geográfica que compreende o km 34, Casa de Pedra, Uvaraneira e Santo Antonio já está sob controle no tocante ao trânsito rural.
A Secretaria está construindo em média de quatro a cinco bueiros por semana. Conforme o secretário, a pasta de obras vai usar cerca de 250 cargas de pedra para fazer a recuperação das estradas das localidades de Silva Velha, Xavier da Silva, Nova GalÃcia, Palmital e Rio Feio. Segundo Krajevski, essas localidades que fazem parte do entorno de Iracema serão as próximas a serem iniciadas. As obras vão começar nos próximos dias. Patrolas, caminhões, retro escavadeira e funcionários irão fazer parte da operação.
