Negociação Salarial e Contribuição Sindical foram os temas do encontro

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaiópolis e Santa Terezinha, Semião Pereira, participou no último dia 23 de março, de palestras de formação sindical. O evento promovido pela Federação dos Trabalhadores Municipais do Estado de Santa Catarina (FETRAMESC) aconteceu no Hotel Blumenhof, na cidade de Blumenau.
Além do Sindicato de Itaiópolis, várias lideranças sindicais dos municÃpios de Pomerode, Brusque, Braço do Norte, São Bento do Sul, Rio Negrinho, entre outros prestigiaram o dia de capacitação. Na parte da manhã o economista João Batista de Medeiros falou sobre negociações salariais e a tarde o contador Adilson Bachtold falou sobre a contabilidade sindical.
Segundo João Batista “o sindicalista precisa ficar de olho, qual a condição e os planos para o servidor público, nos projetos de Lei orçamentária anual e no plano plurianual†alertou Medeiros.
O economista também disse que é preciso cobrar uma data base de reajuste salarial, e que esteja no estatuto do Sindicato. Ainda foi destacada a criação de auxÃlios que garantam no final do mês alguns recursos a mais no bolso do trabalhador, como por exemplo, o auxilio alimentação que não entra no limite da folha de pagamento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O presidente Semião Pereira avaliou o evento como positivo. “É justamente nessas ocasiões que discutimos problemas macro-regionais, que envolvem a situação particular de cada municÃpio, o que está dando certo e o que precisa ser feito. É uma troca muito boa de experiênciasâ€, disse.
Ainda, segundo Semião, o Sindicato de Itaiópolis está estreitando o relacionamento com a FETRAMESC e as demais lideranças sindicais. O objetivo é ter apoio e defender, sobremaneira os interesses dos servidores públicos Municipais de Itaiópolis. “Vamos buscar a contratação de equipe técnica, para assessorar nosso Sindicato, se for precisoâ€, finalizou o presidente.
Movimentação em Florianópolis
A convite da diretoria da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Santa Catarina (NCST) a qual o Sindicato dos Servidores Públicos de Itaiópolis e Santa Terezinha também é filiado, no último dia 28 de março, aconteceu em frente à ALESC uma passeata e o Sindicato se juntou ao movimento e prestou apoio.
O objetivo das lideranças é sensibilizar o governo federal quanto à elevada carga de juros, que inviabiliza a produção no Estado, em decorrência dos incentivos federais a importação de produtos Chineses. As lideranças de Santa Catarina pedem a redução na carga tributaria e condições igualitárias de competitividade. Justificam a garantia de produção dos setores e a segurança na geração e manutenção dos empregos. A marcha de alerta deve acontecer nos próximos dias em BrasÃlia (DF).
